Toda empresa precisa de um site para sobreviver em um mercado tão competitivo, mas ele precisa ser muito bem estruturado. Ter um canal desse tipo apenas por ter, não traz resultados e ainda pode ser pior do que não ter nenhum.
Caso existam sinais de que o site da sua empresa foi mal feito, o seu investimento provavelmente não dará retorno. Então, é preciso ficar atento a esses sintomas, para identificar a necessidade de reestruturação.
Para uma avaliação completa, você precisa de uma agência especializada, mas abaixo separamos alguns fatores que ajudam a observar o que precisa ser mudado. Confira!
1- Não aparece nos mecanismos de busca
Quando um usuário pesquisa por uma palavra-chave relacionada ao seu tipo de negócio, é provável que você apareça nos resultados dessa busca. Para isso, você precisa ranquear no Google, mas essa não costuma ser uma tarefa tão simples, e leva tempo.
Entretanto, se o seu site não aparece nem sequer na primeira página ao ser aplicado termos muito óbvios, algo pode estar errado. Buscar pelo nome da sua marca e não ser mostrado, significa que você precisa rever se está no ar.
2- Não funciona em telas menores
Outro item muito importante é a responsividade das suas páginas. Essa palavra indica se o seu site está ou não adaptado para funcionar em telas menores, como celulares e tablets, e não somente para computadores. Afinal, o acesso à internet já é mobile.
Esse fator é responsável pela experiência do visitante, que não precisa dar zoom para ler o texto ou vê imagens cortadas. A versão para dispositivos móveis é menor e o usuário visualiza tudo nitidamente. E isso é visto com bons olhos pelo Google que, desde 2015, penaliza aqueles que ignoram esse suporte.
3- Ninguém entra em contato
Se o seu site não tem capacidade de gerar contatos ou leads, é preciso repensar na sua estratégia. Caso você perceba que as pessoas acessam suas páginas, mas não interagem solicitando orçamentos, baixando materiais gratuitos ou se inscrevendo na newsletter, provavelmente há uma falha nos formulários ou seus estímulos de marketing não estão bons.
Um bom endereço na web precisa converter. O visitante deve ter facilidade para entrar em contato com você e demonstrar interesses em seus produtos ou serviços.
4- Demora para carregar os elementos
Sabia que um site precisa carregar em até 2 segundos? Ao contrário, ele é considerado relativamente lento. Parece exagero, mas você pode ser penalizado pelo Google pela sua velocidade de carregamento. Até 10 segundos é aceitável, mas quanto menor for esse tempo, melhor é para você.
Sem mencionar que, além de prejudicar seu posicionamento no motor de busca, esse fator interfere diretamente na permanência do usuário. Dificilmente, alguém espera por muito tempo para visualizar todo o conteúdo, o que faz com que vá embora e procure por informações no do concorrente.
Esses são apenas quatro sinais de que o site da sua empresa foi mal feito, mas podem existir outros problemas, que somente uma empresa pode identificar. De qualquer forma, construir uma boa página na internet requer boas táticas para ele ser bonito, com boa taxa de conversão e um bom posicionamento.
Quer ajuda para desenvolver o seu website? A Butiá Digital é a sua parceira ideal para esse tipo de serviço! Além de criar seu endereço web, estamos prontos para ajudá-lo a crescer no meio digital com boas estratégias de marketing. Entre em contato agora mesmo!