Uma empresa sólida é feita de processos inovadores e que superam as expectativas dos clientes. Para que isso aconteça, é necessário dar voz a quem compra seus produtos ou serviços e saber o que pensam e como foi a sua experiência durante toda a jornada.
No entanto, nem todos os negócios sabem como coletar tudo o que as pessoas expressam, seja uma necessidade, expectativa ou pensamento. Nas próximas linhas, conheça as 6 ferramentas para ouvir os seus clientes e nortear o seu posicionamento da melhor forma.
1. Pesquisa online
As pesquisas online são ótimas para entender mais sobre o seu público. Se o seu negócio oferece uma experiência excelente ou péssima, as pessoas se sentem motivadas a avaliar os processos em uma pesquisa de satisfação.
Existem restaurantes que facilitam esse processo de recolhimento de opinião já nas mesas. Já outras empresas usam o site, que também é um meio de rápido e fácil acesso.
2. Feedback escrito
A pesquisa virtual faz muito sentido quando o seu público é mais jovem e entende de tecnologia. Por outro lado, existem marcas com um público menos instruído. Nesses casos, o bom e velho feedback escrito em anônimo no local do estabelecimento é a solução mais adequada.
3. Redes sociais
Não podemos deixar de citar as redes sociais como o Facebook, Instagram e Twitter. Quando se trata de compartilhar as vivências no universo digital, essas são as mídias mais procuradas pelos consumidores.
Seja em comentários, mensagens, enquetes, resposta média ou caixa de perguntas, os clientes sempre publicam suas opiniões para que outros indivíduos vejam. Nesse caso, os negócios precisam monitorar constantemente isso para identificar o que falam sobre a jornada de compra, pois pode haver alguém insatisfeito por aí e influenciando a tomada de decisão de outros usuários.
4. Conteúdo interativo
O conteúdo interativo são aqueles que, como o próprio nome indica, promovem a interação das pessoas, permitindo que manifestem suas preferências e comportamento, duas características chaves para os processos comerciais. Também é uma forma de entender a experiência de seguidores para evitar divergências quando este se tornar cliente.
5. Avaliação rápida
Em compras ou atendimentos online é muito comum vermos avaliações rápidas, que são aquelas em formato de estrela. Em um total de 5, quanto maior for a quantidade delas, maior é a nota.
Junto com essa opção pode ser adicionado um campo para mensagem opcional, especialmente quando se trata da avaliação de produtos em e-commerce, para que o consumidor explique a sua nota, se desejar.
6. E-mail
Esse meio de comunicação é excelente para interagir e recolher feedbacks valiosos, que alimentam o alinhamento de processos com informações e votos fornecidos pelos próprios clientes. Desse modo, ao final da compra de um serviço, o e-mail pode ser um grande aliado para que o indivíduo retrate melhor como foi a sua jornada.
Dar voz aos consumidores é muito importante e, agora, você já conhece as 6 ferramentas para ouvir os seus clientes e traçar novas estratégias de atuação, sempre em busca de melhorá-la.
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