Não dá para fugir da produção de conteúdo em seus canais de comunicação. Esse é um fato que muitos empreendedores negligenciam, mas, com o tempo, percebem o quão essa estratégia é valiosa para se aproximar do público e criar conexões.

Mas, apesar de importante, sabemos como montar o seu próprio conteúdo no Instagram pode ser complicado no começo, principalmente se não há ideia de como dar os primeiros passos. Se você ainda está na dúvida sobre como fazer isso, listamos 6 passos simples para investir nessa estratégia. Veja!

1. Defina o seu público

Para dar início, você precisa identificar com clareza para quem será criado os conteúdos. Seu público refere-se aos clientes ideais para seu negócio e pode ser resumidos em uma persona.

A persona vai além de uma descrição sobre os dados demográficos dos seus consumidores. É preciso entender sua rotina, comportamentos, dores, desejos, influências, preocupações etc. Crie uma com base nos dados que você tem acesso nas redes sociais ou faça uma pesquisa online.

2. Tenha uma linha editorial

Ao entrar no seu perfil as pessoas precisam saber sobre quais assuntos você aborda, para que vejam os conteúdos já publicados e sigam sua página para ficar por dentro das novidades. A linha editorial ajuda muito a definir sobre o que será falado em sua rede social.

Para não errar, tenha um tempo principal e desdobre-os conforme a sua atuação. Por exemplo, o foco de uma agência de marketing pode ser o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo, mas também pode abordar sobre empreendedorismo e tecnologia.

3. Monte o seu calendário editorial

Após ter em mãos sobre os temas que serão tratados, é o momento de criar o seu calendário, com a frequência das publicações, formato e o que será escrito.

Uma planilha no Excel ou no Trello, por exemplo, são ótimas para você anotar esses pontos, além do status de cada tarefa (a fazer, a revisar, postado e resultados). Assim, fica mais fácil visualizar o que será dito por semana, mês ou semestre.

4. Escreva

Comece a escrever as legendas do seu post conforme a sua identidade e tom de voz definido para dialogar com sua persona. É importante que a estrutura envolva:

  • uma frase instigante;
  • o desenvolvimento, com no máximo 4 linhas cada;
  • uma chamada para ação.

    5. Faça a imagem ou vídeo

    No Instagram, o conteúdo é muito visual. De nada adianta ter uma legenda incrível se você não conseguir chamar a atenção dos seguidores para ler. Uma forma de fazer isso é publicando uma imagem ou vídeo bem feito.

    Você pode usar bancos de fotografias gratuitos, como Pixabay, e criar seus próprios designs usando o Canva – aplicativo e plataforma no navegador com navegação simples para desenvolver suas artes digitais.

    6. Revise e publique

    Antes de publicar o que foi feito, não se esqueça de revisar as escritas, tanto da legenda quanto do arquivo. Afinal, eventuais erros de português podem prejudicar sua credibilidade. Feito isso, publique!

    Com esses 6 passos para montar o seu próprio conteúdo no Instagram com certeza, você conseguirá gerar valor para seu público, trazer mais visibilidade para a marca e ainda obter excelentes resultados com um custo baixo. Coloque em prática quanto antes!

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