Para que o sucesso do seu MARKETING DIGITAL aconteça, é preciso muito preparo e ação. Não adianta ter ação sem preparo e não adianta ter preparo sem ação. O sucesso vai depender única e exclusivamente de você estudar, se preparar, conhecer o seu mercado e ter a ação de ir em frente.

É muito fácil eu vir aqui e fazer uma lista de tudo que utilizei para alcançar o sucesso tanto para os nossos clientes quanto para nós. De nada adiantará a leitura se ao final disso tudo não colocarem em ação. Só será mais um texto que vocês visualizarão ao longo de toda a jornada empreendedora.

Por isso repito, tenham ação diária. Não adianta 1 dia, 1 mês ou 1 ano apenas, precisa ter um propósito.

Antes de você acompanhar os passos, se faça esta pergunta: Por quê eu quero ou estou empreendendo?

Após essa reflexão, vamos aos 7 passos para se obter sucesso no Marketing Digital!

 

1. PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA

 

É muito comum ver empresários e empreendedores apenas seguindo o caminho que acham coerentes, sem um planejamento ou um direcionamento. Eu já passei por isso e entendo muito bem. 

Quando você começa a planejar suas ações, o que você realmente quer e cada etapa, você consegue ver o resultado do esforço.

Por isso, pegue agora um caderno e um lápis e comece a escrever o que você quer realizar ou alcançar com a sua empresa. Quer aumentar os lucros? Quer ser reconhecida? … Depois de definir ”o que” vamos ao ”como”. Como você vai colocar isso em prática? Será diário ou semanal? Quantas horas você vai se dedicar por dia para este resultado? E por último, qual será o seu diferencial?

 

2. PÚBLICO – ALVO

Agora você precisa definir o seu público-alvo (persona). Descreva o máximo que você conseguir e coloque um nome a ele para que quando você estiver pensando em criar campanhas de venda você lembre dele pelo nome. Você pode criar várias personas dependendo do seu ramo de atuação.

Informações essenciais para criar a persona:

  • Faixa de Idade (não coloque muito ampla);
  • Classe Social (o poder aquisitivo);
  • O grau de Instrução (o quanto ela estudou ou estuda);
  • Qual a sua profissão;
  • Quais são seus objetivos profissionais ou na vida;
  • Tem filhos ou não;
  • Casado(a) ou solteiro(a);
  • Quais os principais canais em que ela procura informação;
  • Quais redes sociais ela está inserida;

Entre outras informações, dependendo da sua área de atuação.

Entendendo o seu público-alvo, fica mais fácil criar a ação direta para ele. Por isso, não saia fazendo materiais e nem criando  campanhas (que muitas vezes podem sair caras) antes de conhecer bem seu público. Faça testes nas redes sociais para analisar se você realmente conhece o seu público antes de sair produzindo materiais caros ou links patrocinados.

Já vi muitas campanhas online que não diziam nada, eram lindas, mas quanto a informação para o público-alvo, aí pecavam, pois não tinha nada relevante. Era mais do mesmo.

Por isso fique atento! Não jogue dinheiro fora!

 

3. ENTREGUE CONHECIMENTO

Quanto estamos nas redes sociais não estamos procurando nada para comprar ou ler. Estamos postando fotos e vendo fotos dos amigos. Estamos nos atualizando socialmente. É por isso que, postagens mal elaboradas com o propósito único da venda, tendem muitas vezes a ficarem chatas e repetitivas, causando até a sensação que você está vendo aquilo a todo momento.

Trabalhe os principais problemas do seu cliente nas postagens. Se você vende colchão, fale dos benefícios de uma noite bem dormida sem dores nas costas e que a pessoa acorda renovada, etc. É bem diferente de eu colocar e dizer que ele é feito de 50 fios de algodão egípcio e só é produzido em um País da Europa.

O que vale mais: você dormir bem e acordar sem dores nas costas ou saber o meu colchão é da Europa?

Pense nisso.

 

4. SITE / BLOG

Para ter sucesso no marketing digital, você precisa ter site sim! Uma vez eu ouvi de uma cliente que tinha ido a uma palestra em que o rapaz disse que site estava ultrapassado. Gente, como assim? Nem todo mundo tem cadastro em rede social, mas todo mundo que tem internet pode acessar o navegador e encontrar qualquer informação por um site.

É importante ter um site com conteúdos relevantes do seu produto, e se tiver como ter demostrações ou tamanhos que mostrem o mais perto da realidade para o seu cliente, isso irá facilitar muito as suas vendas.

Vejo que algumas lojas de roupas tem a estampa e o tamanho ‘p’, ‘m’ e ‘g’ e só. Não tem uma modelo usando para ver como fica em cada corpo. Ou se tem a modelo, é aquela sempre bem magra que não é o padrão do brasileiro.

Vamos estudar um pouco o público-alvo para depois não ficar reclamando que não vende. Muitas falhas são de bom senso, e outras, por falta de informação.

Olhe o seu site de hoje. Você compraria de você? Está claro o que você vende?

 

5. MERCADO EM MOVIMENTO ACELERADO

Informação, informação, informação, … cada dia estão chegando mais informações. A estratégia do ano passado não pode ser a mesma deste ano, pois ela já está ultrapassada. Ela pode ficar ultrapassada antes mesmo de fazer 1 mês. Se você é empreendedor, empresário, diretor, gestor, funcionário, … não importa o que seja, você está sendo ultrapassado.

Antigamente você poderia ter só uma formação até o final da sua vida que estava tudo certo. Hoje não é só formação, e sim, cursos extras, leituras extras, e mesmo você, lendo todo dia, não vai conseguir absorver todas as novas informações.

Alta performance é a palavra do momento, Você precisa ser bom e estar atualizado, senão você vai ser substituído ou pelo seu colega ou seu concorrente ou até por uma máquina.

O mundo não para! Então não pare!

 

6. RELACIONAMENTO

De nada adianta trabalhar todos os meios para atrair o cliente e quando ele chega até você, não tem o atendimento esperado ou simplesmente não é atendido.

Fique atento a todos os canais que você vai usar de atendimento com o cliente para que você lembre de checar. Ou também pode usar uma plataforma que integre todos os canais em um só lugar.

Precisamos entender também que cada cliente está num estágio dentro do seu produto ou serviço:

  • Descoberta;
  • Aprendizado;
  • Reconhecimento do Problema;
  • Consideração a Solução;
  • Decisão de compra

Até chegar na decisão de compra, muitos clientes podem ficar pelo meio do caminho com dúvidas. Por isso crie uma base de pessoas interessadas e mantenha relacionamento semanal com dicas do produto, demonstrações, a declaração de quem comprou e gostou, entre muitas informações que poderão ajudar na decisão de compra em cada fase.

Este processo também pode ser automatizado por ferramentas de inbound marketing.

 

7. RESULTADOS

 

No final o que conta são os resultados que você espera de todo o empenho investido. Não espere resultados se você não colocou nada em prática. Que fique bem claro: O resultado vem sempre do esforço e não o contrário disso. Não existem pessoas sortudas que sairam do nada e ganharam dinheiro. É uma visão muito pequena para um empreendedor. Resultado é esforço e empenho diário.

Por isso veja sempre o ciclo do que foi planejado, reserve um tempo para analisar tudo o que foi investido, todos os clientes que foram prospectados, quantos fechados e quantos não fecharam (entender porque não foi fechado com você – por preço ou por outros motivos), … e dentro dessas informações fazer a conta:

ROI = (Ganho obtido – Investimento inicial) / Investimento inicial = resultado positivo ou negativo.

Se acontecer de haver prejuízo, reveja tudo o que foi feito, analise as falhas, veja se alguma ação teve retorno bom e repita, corrija o que deu errado e continue.

Se o ganho foi real, reveja tudo e onde deu mais resultado, arrume o que não rendeu tanto, corrija e continue.

 

Empreender é isso:

  • ESTUDAR
  • PLANEJAR 
  • CRIAR DIFERENCIAL
  • TESTAR
  • INVERTER 
  • TER PACIÊNCIA
  • TER PLANO B
  • TER AÇÃO E INICIATIVA 
  • FICAR DE OLHO NAS TENDÊNCIAS DE MERCADO 
  • E SEMPRE ANALISAR TUDO O QUE FOI FEITO