18 de junho de 2019. Comemoração dos 75 Anos da ACIC, homenageando os ex-presidentes da associação. Nosso saudoso avô Octacílio João de Bem in memoriam, ex-presidente da entidade sendo representado pelo filho Joaquim Arantes de Bem e também pelo seu neto Santiago de Bem, recebendo a Comenda de Honra no evento.

Gratidão foi a palavra de honra em todo o discurso de autoridades, associados e conselheiros. Viver em uma época em que grandes nomes ajudaram a construir esse legado empresarial de nossa região, só nos enche de orgulho em poder continuar com a bandeira do empreendedorismo erguida, sempre em busca do alvo que não vemos, como citou o Sr. Olvacir Fontana no seu momento.

Eu, Santiago, especialmente, somo a isso tudo esse orgulho de persistir em busca de algo que possa acrescentar aos que querem fazer deste, um mundo melhor, ou um País melhor, e consequentemente, um estado e um município melhores ainda.

Satisfação pela educação dada por meus pais, Joel de Bem e Mª Antonieta Lasca de Bem, que nunca se opuseram em deixar que nossas escolhas fossem seguidas. Meu irmão Joel de Bem Jr, segue também em seu ramo empreendendo e mantendo-se firme em seu propósito.
Por fim, satisfação plena por minha esposa, Juliana Serafim, que com sua veia empreendedora e digna de se manter em pé custe o que custar diante de desafios, fez e ainda faz com que nosso legado de empreendedorismo esteja correndo a todo fluxo em nossas ramificações.

Nossa saudação especial a ACIC por esta data ilustre comemorada e que se mostra ainda mais sólida por estar viva na memória de tantas personalidades de nossa região.

Santiago de Bem

 

Octacílio João de Bem

 

      Casado com Zulmira Arantes de Bem, Professora normalista aposentada,

pai de cinco filhos:

      Joaquim Arantes de Bem, Biólogo e Advogado, nascido em Joinville ( ex vice presidente do conselho administrativo da Acic … idealizou, estruturou e foi presidente da câmara ambiental da acic)

      Janice Arantes de Bem, Pedagoga, nascida em Florianópolis

      Joel Arantes de Bem, Engº Agrimensor, nascido em Criciúma

      Jane Arantes de Bem, Economista, nascida em Criciúma

      Octacílio João de Bem Filho, Técnico em Trânsito, nascido em Criciúma.

       Nasceu em Tubarão, em 16 de Fevereiro de 1915, filho de Joaquim João de Bem e Maria  Catharina Nunes de Bem, onde viveu e estudou até aos quinze anos. Como a família mudou-se para a cidade de Araranguá, concluiu o curso normal primário e partiu, em 1931, para São Paulo na busca do aperfeiçoamento de seu aprendizado-iniciado na profissão de alfaiate.

Em São Paulo atingiu a condição de Contra-mestre e em 1940, retornou à Santa Catarina para a cidade de Joinville e, como alfaiate, trabalhou na alfaiataria da Família Douat.

      Em 1943 casou-se com a Professora Zulmira da Costa Arantes… filha de Joaquim da Costa Arantes e Alzira Mendes Arantes que, em função das adversidades promovidas pelos reflexos da  II Guerra Mundial na cultura local (originária da Alemanha), resolveu retornar ao sul do Estado e radicou-se em Criciúma a partir de 1944, trabalhando como alfaiate, inicialmente com  o senhor Moisés Aguiar e, em seguida,  abre o seu próprio negócio instalando a Alfaiataria  denominada     De Bem Alfaiate,…

      Conquistada a confiança dos clientes da região e, estruturou sua residência e estabalecimento comercial numa casa de propriedade do senhor Leandro Martignago, localizada à rua Mal. Deodoro, onde permaneceu até 1947 quando transferiu sua residência para a rua Floriano Peixoto esquina da atual Trav. Pe. Pedro Baldoncini e sua alfaiataria foi instalada à rua João Pessoa, nº 53, numa sala do edifício de propriedade do, então,  Banco Inco, hoje Bortoluzzi Center.

Ao final da década de cinqüenta a loja DE BEM Alfaiate mudou para a rua 6 de Janeiro, em uma sala do Edifício do Clube Mampituba, onde permaneceu até o ano de 1966.

      Nesse período, Octacílio foi um dos pioneiros na indústria da confecção infantil, quando instalou, também, a Malharia Sabrina, estruturada em sociedade com os senhores Waldemar Inocêncio e seu irmão, Romeu Inocêncio.

      Em 1961 a De Bem Alfaiate cresceu e transformou-se em loja atacadista denominada Comércio de Tecidos De Bem que, em 1966, numa transação comercial, mudou de proprietário.

      De Bem, como era chamado pelos amigos, por seis meses, aproximadamente, buscou conhecimentos em outro ramo de negócios e adquiriu do senhor Felix Michels a loja denominada de Casa das Tintas, localizada à trav. Pe Pedro Baldoncini, que em poucos anos  transformou-se líder no mercado de tintas na região e que permaneceu no mercado, sob sua orientação, até 1993.

     Nos anos em que aqui viveu foi partícipe de inúmeras ações comunitárias como, por exemplo: Fundador e Presidente da Guarda Noturna Municipal-entidade privada-; Integrou o grupo fundador da Sociedade Criciumense de Assistência aos Necessitados-SCAN, atual Bairro da Juventude; Exerceu funções relevantes na área do comércio e indústria e também na área social desportiva, como membro do corpo associado dos Clubes Recreativo Mampituba e Ouro negro e “Próspera”; com demais companheiros participou da estruturação da Grande Loja Maçônica de Santa Catarina; Venerável da Loja Maçônica “Presidente Roosevelt” nº 2;  Fundador e instalador da APAE, que teve como primeira presidente sua esposa Zulmira Arantes de Bem; Fundador e Presidente do Clube de Diretores Lojistas, hoje transformado em Câmara dos Dirigentes Lojistas-CDL; Presidente e Vice-Presidente da ACIC– Associação Comercial e Industrial de Criciúma, no período compreendido entre 1971 e 1996 e Agente Credenciado pela Carteira de Comércio Exterior-CACEX.

Participou de inúmeras iniciativas, atividades e funções que visavam o engrandecimento de Criciúma e da região.

 Faleceu em 15 de julho de 1996 no hospital São João Batista.

L E I Nº 4.346, de 28 de Junho de 2002.

Denomina via pública Octacílio João de Bem.

Origem: Poder Legislativo 
Procedência: PL 066/02 
Autor: Ver. Arleu da Silveira 

Art.1° Passa a denominar-se Rua Octacílio João de Bem, a rua de contorno, localizada no Bairro Próspera, a qual tem seu início na Avenida Centenário e término na mesma avenida.

Art.1º Passa a denominar-se Rua Octacílio João de Bem, a rua que serve de retorno para a Avenida Centenário, localizada no lado direito da mesma, sentido Centro-Bairro, entre as Ruas Augusto Carlessi e Avenida Hercílio Amante, com início e término na Avenida Centenário, no Bairro Próspera.(NR – Lei 4390)

Art.2° Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art.3° Revogam-se as disposições em contrário.

PAÇO MUNICIPAL MARCOS ROVARIS, 26 de Junho de 2002.

DÉCIO GÓES 
Prefeito Municipal

LAÉRCIO SILVA 
Secretário de Administração