Às vezes a arte imita a vida; alguns jogos também o fazem. Especialmente no caso do xadrez, os paralelos com a política podem ser relevantes para criarmos uma analogia com o que estamos vivendo hoje.
Originário do subcontinente asiático, o xadrez mudou-se para a Pérsia (“xeque-mate” vem de shah mat, “o rei está morto”).

Em um cenário de incertezas sobre o que fazer com relação à pandemia instalada, e o caos econômico que estamos prestes a presenciar, resolvemos fazer uma analogia com essa situação e o jogo de xadrez.

O Jogo de Xadrez

No xadrez, cada peça tem o seu valor. Em uma ordem crescente de importância temos:

Peões, bispos, cavalos, torres, dama e o rei.
O objetivo do jogo é aplicar o xeque-mate no rei adversário. E para isso, todas as peças devem colaborar tanto para defender seu próprio rei , como para atacar o rei adversário.

Comparando com a situação atual, nós (população), seríamos os peões. Tanto como no jogo, somos em maior número se comparados as outras peças. E as mais vulneráveis, pois estamos na linha de frente da batalha.

Dentre as peças restantes, como bispos e cavalos, poderíamos compará-las aos médicos e enfermeiros que buscam de forma direta tratar do ataque a epidemia.

Aí entram em jogo as torres. Esses pilares de sustentação poderiam ser vistos como as instituições que comandam o país.

E por fim, temos a dama, como peça mais poderosa. Seriam como os governadores de nosso país . E o rei, obviamente o presidente.

Construindo a Estratégia

Quando observamos um jogo de um “grande mestre”, jogador com alto nível de classificação, notamos que estes possuem uma capacidade de antecipar em sua mente até 09 movimentos a frente do jogo. Isto é, capacidade estratégica altamente aprimorada frente aos amadores, que jogam cada movimento muitas vezes somente reagindo ao movimento do adversário.

Esta capacidade de antecipar lances dos adversários e ter um plano para esses movimentos é o que irá determinar o vitorioso no jogo. 

Movimentos sem Sincronia 

Pois bem, não foi isso que aconteceu com a chegada da pandemia em nosso país. Tratamos apenas de reagir aos acontecimentos a medida que iam acontecendo. E conforme o vírus começou a se espalhar, um alerta se acendeu, e cada canto do país reagiu de uma forma.

Agora, voltamos ao jogo. Para que alcancemos nosso objetivo de aplicar o xeque-mate no rei adversário, precisamos do auxílio da grande maioria das peças, ou seja, desde os peões até as peças mais fortes. O sacrifício de peões por posições estratégicas, é um fato normal no jogo de xadrez, e a sincronia de um ataque planejado entre as peças é fator crucial para a vitória.

Dentre ao novo cenário da pós pandemia e o risco de uma depressão no país em virtude do fechamento de empresas e negócios, pessoas sem trabalhar e sem poder tirar seu sustento para sobreviverem, várias decisões cruciais vem a tona nesse delicado momento.
Porém, a sincronia das peças mais importantes, principalmente as “torres”, ou seja, os poderes de um estado, estão desalinhadas.
E, ao invés de focarem nos verdadeiros adversários , ou seja, a pandemia e a economia do país, estamos bloqueando nossas próprias peças no tabuleiro.
E, em vez de avançarmos, estamos perdendo espaço, além de estarmos expondo o rei para nosso adversário.
Em um jogo de xadrez, estaríamos nos comportando como um amador frente a um Grande Mestre.
A derrota seria certa neste cenário.

Conclusões

Como diria Sun Tzu, famoso general que inspirou a criação do best-seller sobre estratégias “A arte da guerra”:

“A estratégia sem tática é o caminho mais lento para a vitória. Tática sem estratégia é o ruído antes da derrota.”

Vamos tomar isso como um aviso de que devemos mirar nossas forças para o sentido correto. E sempre com planejamento e estratégia pré-definidos, pois, na história da humanidade, já passamos por epidemias piores que esta, além do que, possuíamos muito menos recursos do que hoje para enfrentá-las.  

Entenda que, nós da Butiá, queremos te ajudar a reinventar seu negócio através de nossa experiência em atuar diante de adversidades. Com base nesta situação que estamos vivendo, deixamos aqui o alerta que, em se tratando de estratégia e planejamento de marketing, saiba que temos diversas opções para que você se sinta direcionado pelo menos no agora!