”seguinte Se você gosta de utilizar GIFs, provavelmente já tenha ouvido falar na Giphy, uma das plataformas mais populares para armazenamento desse tipo de arquivo. A grande novidade é que o site foi comprado pelo Facebook, que é dono também de redes sociais como o Instagram e o WhatsApp.
Conforme anunciado no dia 15 de maio, com essa aquisição, estimada em 400 milhões de dólares, o Instagram – assim como outras plataformas de propriedade do Facebook – vai incorporar a biblioteca de GIFs da Giphy, permitindo “novas formas de expressão” aos seus usuários.
Em uma publicação em seu blog, a Giphy informou que vai continuar disponibilizando seus gifs a outros parceiros também. Segundo o Facebook, 50% do tráfego da Giphy vem de seus aplicativos, sendo metade deles do Instagram.
Como usar os GIFs no Instagram?
Você vai na parte do stories, lá embaixo onde está escrito ‘NORMAL’, aí você desliza para a esquerda até achar a palavra ‘CRIAR’.
Em cima, vão existir umas bolinhas brancas começando com Aa e arrastando para direita você vai ver escrito uma bolinha branca ‘GIF’.
Logo vão aparecer GIFs e a seguinte escrita: Adicione um GIF ao seu story. Na parte ‘pesquisar’ você vai colocar a palavra-chave, como por exemplo: ‘BOM DIA’…
Aí vão aparecer desenhos e pessoas com vários GIFs de bom dia.
Depois você aperta avançar, e assim você poderá escrever ou fazer uma enquete e publicar no seus stories.
Isso não é incrível?
Eu já estou usando, e você?
Falando nisso, você sabe como utilizar os GIFs em suas publicações? Que tal saber um pouco mais sobre esse recurso?
O que são os GIFs
GIF é a sigla para o termo em inglês Graphics Interchange Format. Em palavras simples, é um formato de imagem que serve tanto para animações como para imagens fixas.
Os primeiros GIFs foram criados há mais de 30 anos, pela CompuServe, e se popularizaram a partir de 2007, com o aumento do acesso aos dispositivos móveis.
Geralmente, os GIFs são ligados ao humor e se consolidaram como uma importante ferramenta de comunicação em diversas mídias digitais.
Por que adotar os GIFs na estratégia da sua marca?
As imagens animadas são adoradas pelo público e normalmente divulgam uma mensagem universal, ou seja, você não precisa das muitas explicações.
Públicos distintos, de diferentes culturas e localidades, conseguem entender a mensagem do GIF.
Outra vantagem é que eles captam a atenção do público com uma breve “olhada”, além de permitirem uma conversa mais descontraída e informal.
Confira mais algumas dicas:
1 – Preste atenção ao tamanho e à qualidade do GIF: O ideal é você optar por imagens de qualidade, mas que sejam leves, assim você garante que eles sirvam em qualquer rede social e carreguem rapidamente.
2 – Crie seus GIFs: Existem diversas plataformas onde você pode criar seu próprio GIF e expressar uma mensagem da sua marca. Citamos aqui o Adobe Photoshop, Recordit, Giphy Cam, EzGif e GIF Brewery.
3 – Seja cauteloso: Os GIFs precisam ser usados com inteligência e cuidado, para que expressem exatamente a mensagem que sua marca deseja transmitir. Não exagere na quantidade e use o humor sem perder a credibilidade do seu negócio.
4 – Fique ligado: O que hoje é relevante na internet, amanhã pode ser sem graça e ultrapassado. Por isso, fique antenado no que está rolando na web e veja o que faz sentido para você aproveitar no seu negócio.
E agora, está mais preparado para usar os GIFs?
As imagens animadas se tornaram uma espécie de língua, que é facilmente compreendida por qualquer um, em qualquer parte do mundo.
Aproveite nossas dicas para incorporar os GIFs na sua empresa e melhorar a comunicação com o seu público.