As redes sociais são ótimas ferramentas para conquistar novos clientes e aumentar as vendas, pois torna a empresa conhecida digitalmente. Porém, para ganhar essa visibilidade, é necessário usufruir do tráfego orgânico e anúncios pagos.
Apresentar a marca nesses dois tipos de abordagens, oferece inúmeras vantagens, mas mesmo assim muitos empreendedores ficam em dúvida de qual a melhor forma de atuar dentro das mídias de maneira certa.
Pensando em ajudar a definir qual a estratégia mais adequada para o seu negócio, preparamos este artigo para você tirar suas conclusões com base na definição e comparação entre ambas. Confira e escolha qual a melhor dentro da sua realidade corporativa!
Tráfego orgânico
A grande característica desse tipo de tráfego é não investir um valor fixo diretamente para que a audiência chegue ao seu site ou blog, pois as visitas veem por meio de pesquisas próprias.
Nesse caso, o Marketing de Conteúdo é sempre utilizado para otimizar os posts e ajudar o encontro pelos usuários com mais facilidade. Por isso, essa é uma boa técnica a médio e longo prazo, considerando a demora para produzir algo de qualidade e ser constante nas plataformas para avançar pelo funil de vendas.
Tráfego pago
Ao contrário do tráfego anterior, esse aqui demanda o pagamento para que os internautas cheguem até sua página por meio de anúncios patrocinados. Desse modo, exige a aplicação de recursos com frequência para crescer nas mídias e obter alcance.
Esse emprego de capital pode ser feito no Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e Pinterest, e pode trazer retornos em um curto prazo, já que depende exclusivamente do valor disponível para divulgação.
Orgânico x Anúncios nas redes sociais
A decisão de escolher entre uma estratégia ou outra depende dos objetivos empresariais, além do orçamento e urgência. Essa comparação pode ser feita por meio dos prós e contras que cada um tem para atrair consumidores.
A vantagem do orgânico é que se torna uma maneira barata de promover suas soluções em um ambiente com bilhões de pessoas conectadas diariamente. Em contrapartida, para atingir boa parte dessa quantidade, é necessário monitoramento constante para desenvolver um relacionamento sólido com cada cliente atual ou potencial, e isso requer esforço e tempo.
Por outro lado, as campanhas patrocinadas atingem leads qualificados com base em segmentações, podendo ser mais efetivas para casos específicos e com propósito de enxugar a jornada de compra. Porém, nem todas as empresas conseguem separar uma quantia para investir, além de ser algo mais complexo e, portanto, exige a ajuda de um profissional experiente.
Enfim, ambos os tipos de tráfego se complementam e trazem resultados melhores e mais rápidos quando combinados. Afinal, a forma de atração orgânica sempre atingirá menos indivíduos, porque as redes sociais privilegiam mais o círculo de amigos e familiares do seguidor. Entretanto, as publicações impulsionadas atingem pessoas certas e de forma assertiva.
Agora você já sabe qual escolher: orgânico x anúncios nas redes sociais. Com esse conhecimento, fica mais fácil elaborar o posicionamento ideal para sua empresa e obter retornos significativos conforme suas necessidades e desejos.
Quer utilizar a estratégia de tráfego pago nas mídias do seu negócio? Entre em contato e conte com uma equipe especializada para ajudar a obter os melhores resultados.