As redes sociais são peças importantes do planejamento e atuação das marcas. Com elas, surgiram os influenciadores digitais, que realizam ações de marketing junto com a empresa para promover uma marca ou produtos e serviços de forma direta ou indiretamente.

Até pouco tempo, essas pessoas compravam seguidores para crescer mais rapidamente e chamar a atenção dos patrocinadores. No entanto, o Instagram começou a notar essa artimanha e passou a bloquear contas ou impedir ações temporárias.

Nesse sentido, a solução foi ganhar seguidores patrocinando sorteios. E muitas organizações pagam para participar dessa estratégia para atrair mais indivíduos para seus perfis junto com as blogueiras. Mas como funciona essa tática? Confira tudo no artigo a seguir!

 

O que são os sorteios patrocinados?

 

Em poucas palavras, são aqueles sorteios que as blogueiras fazem, normalmente, de maquiagens e iPhones. Em contrapartida, para participar, é necessário seguir algumas regras que envolvem seguir a própria influenciadora e os seus parceiros.

Como funciona o sorteio?

 

Para quem quer contratar, o sorteio acontece por meio de um contato inicial com a equipe da influencer e, em seguida, eles retornam com a resposta. Ao sinalizar interesse, a empresa é colocada em um grupo com outras marcas, onde recebem prints sobre o desempenho da artista, ou seja, as métricas de engajamento.

Após concordar com os valores e outras regras, é feito o pagamento por meio de depósito ou via cartão. Assim que confirmado, a marca é adicionada no grupo dos parceiros e acompanha tudo o que acontecerá no sorteio.

Na data e nos próximos dias da publicação, muitas pessoas começam a participar, fazendo com que as contas ganhem mais de mil seguidores por hora. Ao final, o número é realmente impressionante, mas podem ocorrer perdas de daqueles que se frustraram por não serem o sorteado.

Vale a pena apostar nessa estratégia?

 

Para os negócios que possuem como objetivo ganhar apenas seguidores e nada mais, sem se preocupar com engajamento e conversões, pode ser muito vantajoso, afinal, são milhares de indivíduos a mais na sua conta. Acontece que essas pessoas não são seus fãs e não estão qualificados, pois só seguiram para conquistar o prêmio.

Isso significa que esses novos seguidores dificilmente curtirão seus posts, verão seus stories ou comprarão de você. Ou seja, seu número de fãs está inflamado, mas isso afetará outras métricas, pois o algoritmo do Instagram passará a entregar pouco seus conteúdos e quem realmente gosta das suas publicações não as receberá mais.

O fato é que essa estratégia pode ser boa, se ela for feita com moderação. Assim, faça parcerias com blogueiras do seu ramo e com prêmios dos seus produtos ou serviços. Na maioria das vezes, investir em uma blogueira famosa e aleatória não trará bons resultados a longo prazo.

Agora que você sabe dessa tática, confira mais 7 dicas para crescer sua conta no Instagram.

VALE A PENA PATROCINAR SORTEIO NO INSTAGRAM? | Juliana Serafim