Seja para fins pessoais ou profissionais, as redes sociais estão por toda parte e com certeza você utiliza pelo menos uma. A verdade é que a maioria das pessoas está presente dentro desses canais e, por isso, eles transformaram a forma de relacionamentos e vendas.
Embora isso pareça normal, já parou para pensar o que são redes sociais, de fato? Qual seu significado? Quais são suas vantagens? Como ajudam as marcas a atingir os objetivos? Todas as respostas para essas perguntas ajudam a entender melhor porque elas não podem faltar nas suas estratégias de marketing.
Para isso, preparamos este artigo para apresentar o conceito, particularidades e benefícios de usar esses espaços. Pronto para aprender tudo sobre o assunto? Então, vamos lá!
O que é uma rede social?
Fora da internet, as redes sociais são definidas como as organizações que defendem uma causa comum. No mundo virtual, é um site ou aplicativo que opera em diversos níveis, como de relacionamento, networking, microblogging etc.
No geral, permitem o compartilhamento de informações entre pessoas e empresas. Tanto que quando falamos nesse assunto, o que vem à mente são mídias como o Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn, por exemplo, pois as marcas e usuários estão sempre disseminando conteúdo por lá.
Voltando no tempo, podemos dizer que as redes sociais compreendem as relações entre indivíduos que têm os mesmos interesses, sejam eles políticos, religiosos, familiares ou outros tipos de laços afetivos. E isso vale para as organizações, que se conectam e reúnem um grupo de seguidores que se identificam, pelo menos parcialmente, uns com os outros.
Quais os tipos de redes sociais?
Como dizemos, há diversos níveis de operação de uma rede social, ou seja, não existe apenas um objetivo. Por isso, separamos os quatro tipos que interferem no momento de escolha ao utilizá-las. Veja!
Relacionamento
Em resumo, são as mais usadas, pois tem como foco aproximar as pessoas por meio de novas amizades, reencontros, novos amores e mantimento de contato com familiares e colegas. Se você pensou no Facebook como exemplo, acertou. A plataforma tem como propósito o relacionamento entre os usuários e, inclusive, possui um algoritmo que prioriza essa experiência.
Entretenimento
São aquelas voltadas para o consumo de conteúdo direto. Nesse caso, podemos citar o YouTube ou TikTok, nos quais muita gente corre para acessar quando tem um intervalinho nas suas atividades corriqueiras, seja para se distrair com um vídeo de humor ou para aprender.
Profissional
Apesar de todas as mídias serem usadas para fins comerciais de alguma maneira, estamos falando daquelas cujo foco é ampliar exclusivamente a visibilidade profissional. Esse é o caso do LinkedIn, que ajuda a criar um perfil currículo, publicar artigos e pesquisar ofertas na área ou recrutar.
Nicho
Geralmente, são voltadas para públicos específicos, por isso o nome. Um exemplo é o Twitch, uma das principais redes para gamers e interessados no assunto. Nessa plataforma é possível realizar lives de jogos, e-campeonatos e disputas.
Como as redes sociais ajudam as marcas?
Independentemente da proposta das redes sociais, as marcas podem se beneficiar das suas características para divulgar e vender seus produtos ou serviços de alguma maneira.
Esses canais aproximam as pessoas, formam casais, criam laços, informam, entretém, promovem ações, divulgam serviços, entre outras inúmeras vantagens. Então, porque as empresas não podem marcar presença nelas?
Um negócio deve ter uma página nas plataformas onde seu público-alvo se concentra para fazer branding e construir uma imagem forte, além de desenvolver um relacionamento e até mesmo vender. As possibilidades são infinitas, mas dependem do seu planejamento de marketing e da sua audiência.
As redes sociais são excelentes para quem quer atingir seus objetivos, sejam pessoais ou profissionais. O bom uso delas gera novos leads e facilita a comunicação das organizações com todos seus clientes. Agora, resta saber qual a melhor rede para você!
E, por falar nesses canais, aproveita para acompanhar nossos posts sobre marketing digital no Facebook, Instagram, YouTube ou Spotify.