Se você faz marketing e quer direcionar suas ações para as pessoas certas, precisa aprender a como montar a persona para o seu negócio. Afinal, essa é mais uma forma de planejar e orientar o que será executado.
Conhecer e entender quem já adquiriu ou comprará os seus produtos ou serviços é essencial para otimizar os resultados. Sem esse conhecimento, não há como dialogar com seus compradores de maneira efetiva.
Neste post, vamos ensinar a construir seus avatares para você atingir seu público-alvo melhor em seus anúncios pagos e conteúdos nas mídias sociais. Quer saber mais? Então acompanhe até o final!
O que é persona?
Persona, buyer pesona ou avatar, são representações semifictícias de um cliente ideal. Isso significa que são informações reais do seu público-alvo, mas com um personagem para entender melhor todo contexto.
Na prática, é uma espécie de pessoa, com nome, idade, história pessoal, comportamentos, hobbies, objetivos, desafios, problemas e preocupações, como alguém real, mas é um avatar baseado em dados verdadeiros.
Por que criar uma persona?
Provavelmente, você já tentou vender seu produto ou serviço para todo mundo e não obteve os retornos esperados. Ou seja, sem estratégias direcionadas ou posicionamentos, pensando no que vier é lucro. No entanto, a persona serve como um caminho para produzir conteúdos e campanhas, aumentando as chances de sucesso.
Quando há uma definição dessa parte, a empresa consegue entregar sua mensagem diretamente para os indivíduos que estão preparados para comprar, mesmo que não seja naquele momento.
E isso vale para todas as ações que serão executadas, seja para os anúncios pagos, criação de posts para redes sociais, escrita de artigos para o blog, desenvolvimento do site ou landing page, entre outras táticas.
Como montar a persona para seu negócio?
Dito tudo isso, você deve estar convencido de que precisa de uma persona, mas como montar uma para o seu negócio? Para isso, é necessário seguir alguns passos simples.
Primeiramente, os seus clientes ou visitantes do site/blog precisam responder um questionário com perguntas para embasar sua pesquisa com informações confiáveis. Use questões que façam sentido, como:
- Qual sua idade?
- Qual sua profissão/cargo?
- Qual seu grau de escolaridade?
- Em média, quantos você ganha mensalmente?
- Qual o seu maior desafio em relação à [assunto]?
- Qual o seu sonho em relação à [assunto]?
- O que pretende mudar em relação à [assunto]?
- O que você costuma fazer nos dias de lazer?
- Quais tipos de conteúdo costuma consumir?
Após escolher o quadro de perguntas e ter um panorama das informações coletadas, você deve fazer uma ficha, que deve conter:
- Imagem ilustrativa;
- Nome;
- Idade;
- Profissão/cargo;
- Média salarial;
- Nível de escolaridade;
- Desejos;
- Hobbies;
- Metas;
- Desafios;
- Entre outros dados relevantes para sua empresa.
Na prática: exemplo de uma persona
Para aprender e entender melhor o que explicamos, separamos um exemplo bem didático. Suponhamos que você venda um curso online de “Como fazer trufas para vender?” e tenha levantado uma pesquisa por e-mail com quem já adquiriu o material anteriormente.
Nessa busca por dados, você recolheu todas as respostas e observou que a maioria dos participantes:
- tinham 18 a 25 anos;
- residiam no interior de São Paulo;
- faziam faculdade;
- estavam desempregados;
- eram mulheres;
- gostavam de aprender e cozinhar nas horas vagas;
- usam muito as redes sociais como Facebook, Instagram e Pinterest;
- desejam ter seu próprio negócio;
- querem ter seu próprio dinheiro, mas não sabe como.
Após a construção dessas referências, podemos montar o seguinte quadro para a persona desse negócio fictício:
Joana, 20 anos, faz faculdade, estágio não-remunerado e não tem renda fixa. Atualmente, reside em uma cidade do interior de São Paulo. Gosta muito de aprender e seu hobbie é cozinhar, por isso procura por receitas no Facebook, Instagram e Pinterest.
Pensa em ganhar o próprio dinheiro par arcar com seus estudos, por isso, pretende abrir um pequeno negócio. No entanto, não sabe no que apostar, já que seu tempo é corrido. Então, ela precisa de algo prático para vender dentro dos ambientes que frequenta no dia a dia (faculdade e estágio).
Com base nisso, podemos ser muito mais assertivos para entregar o tipo de conteúdo aos compradores. No caso do nosso exemplo, poderiam ser feitas ações como:
- opção de compra parcelada, pois sua renda é baixa ou quase nenhuma.
- oferecer dicas que dão um toque especial nas trufas para que ela venda mais;
- priorizar videoaulas curtas, pois a persona tem pouco tempo para aprender;
- publicar nas redes sociais outras receitas semelhantes.
E como ter personas sem clientes?
Até aqui falamos em como montar a sua persona com base em informações fornecidas pelos seus consumidores. Mas o que fazer quando o produto ou serviço ainda não está no mercado e não há certeza de para quem venderá?
Primeiramente, defina a sua área de atuação e poste conteúdo específico para isso. A partir do momento que as pessoas começarem a acessar seus posts, você terá informações delas nas próprias redes sociais ou no blog.
Além disso, é possível interagir com as pessoas em grupos do Facebook voltados para o seu nicho por meio de perguntas e para analisar o perfil dos usuários que responderam. Isso sem mencionar o Audience Insights, que também faz parte dessa mídia, para segmentar as pessoas com base nos dados encontrados.
Não importa se você já tem clientes ou não, montar a persona para o seu negócio é indispensável para competir no mercado de maneira estratégica, pois os resultados são uma experiência boa para o consumidor e um marketing eficaz.
Agora que você sabe a importância das personas, que tal aprender a contar histórias para atrair a atenção dos seus compradores?