Quer vender mais na Black Friday de 2020? Comece se perguntando como estão suas campanhas para esta data, uma das mais importantes para os ecommerces do Brasil. A expectativa é tanta que é esperado a geração de um faturamento tão bom quando de 2019, que rendeu R$ 3,2 bilhões.
Como o dia está se aproximando, os negócios devem começar seus preparos para engajar o mercado assim que possível. Neste post, separamos algumas ações para se programar adequadamente.
Avalie as nossas dicas e coloque-as em prática posteriormente, conforme o contexto da sua empresa. Continue lendo para ver como aumentar a taxa de vendas com as ações que selecionamos!
Estruture seu site
Se sua empresa vende online, o primeiro passo para vender mais neste dia tão esperado do ano é estruturando seu site para receber os visitantes. Isso porque é normal que com a quantidade de usuários acessando simultaneamente as páginas não carreguem.
No entanto, essa situação é frustrante para o consumidor e para as marcas, que perdem muitas vendas. O principal quesito é dar espaço para que um número considerável de pessoas entre em seu website, sem que ele fique lento, para aumentar as conversões.
Faça a análise de dados de anos anteriores
Antes de começar a traçar estratégias, sua empresa precisa analisar os dados relevantes para otimizar os resultados desse ano. Informações como número de vendas e receita obtida são indicadores essenciais para traçar metas realistas.
Além disso, outros dados como número de acessos simultâneos e a interação do público em outros canais são parâmetros para serem avaliados, com objetivo de manter uma estrutura sólida para receber tantos consumidores.
Revise seu estoque
Suas campanhas de Black Friday devem ser baseadas nos produtos e serviços que sua empresa tem disponíveis em grande quantidade. Afinal, não adianta investir na divulgação de um item que possui apenas 2 em estoque, por exemplo.
Revisar o que há armazenado também ajuda a selecionar quais serão colocados em promoção e quais são altamente procurados para reabastecer a loja e atrair mais clientes. Para escolher, recomendamos usar as seguintes táticas:
- quais têm maior margem para desconto;
- quais estão parados há muito tempo;
- quais produtos baratos que vendem bem e que podem ser porta de entrada para vendas maiores.
Prepare a divulgação com antecedência
Definida as ofertas, você precisa de uma estratégia de divulgação. O projeto precisa ter início, meio e fim, com os canais de campanha bem estabelecidos e, de preferência, nos que sua audiência está presente.
Após determinar os canais e os produtos que serão ofertados, é necessário começar o processo de publicidade com antecedência. De nada adianta divulgar no dia da Black Friday, por exemplo. Envie e-mails com pré-ofertas para iniciar suas promoções.
Deixe a mídia paga para alcançar as pessoas certas poucos dias antes. Isso porque essa ação derruba barreiras para a comunicação da marca com os consumidores de maneira mais rápida e até efetiva, já que atinge quem está propenso e interessado em comprar naquele momento.
Ofereça vários meios de pagamento
Além da qualidade do produto ou serviço e do preço menor, um dos fatores que motivam a compra são os meios de pagamento. Imagine alguém adicionando vários itens em seu carrinho e no final não encontra a forma de pagamento que deseja.
Esses são casos que geram experiências negativas e influenciam na imagem da empresa no mercado. Assim ofereça os meios mais comuns, como boleto, bandeiras mais usadas do cartão de crédito e outras opções como PayPal, Moip etc.
Enfim, para vender mais na Black Friday não use estratégias fraudulentas, ofereça oportunidades pensadas na realidade do seu negócio e divulgue antes do dia. A data mais esperada do ano está chegando, e esperamos que nossas dicas tragam resultados positivos. Coloque-as em prática!
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