O nicho no marketing digital ainda é uma das bases mais importantes para definir estratégias de posicionamento de marca, principalmente. Definir um para o seu negócio é o primeiro passo para desenvolver um planejamento coerente.
As marcas que já determinaram o seu, tem uma imagem clara do que estão comercializando. Por outro lado, muitos empreendedores ainda não sabem o que é um nicho, qual sua importância e nem mesmo como defini-lo.
Se você é uma dessas pessoas que trabalha com comércio, mas não conhece ainda esse conceito e a sua necessidade, está no conteúdo certo! Nas próximas linhas, explicaremos tudo sobre o assunto, continue lendo!
Afinal, o que é nicho no marketing digital?
Um nicho é uma parcela de um grupo de consumidores pouco ou nada atendida. Ao contrário do segmento de mercado, que são pessoas com interesses e dores semelhantes, o nicho se refere a um público inexplorado, sendo uma pequena parcela de um segmento.
Por exemplo, se sua empresa atua na área de saúde, esse é um mercado grande, com vários segmentos, como saúde e bem-estar, saúde do idoso, das crianças, da mulher etc. Cada um deles tem perfis de clientes específicos, com necessidades e desejos diferentes.
Digamos que exista uma parcela do segmento de saúde e bem estar que procure por produtos de beleza, que é um mercado bastante competitivo. Mas dentro disso, existe uma parcela pouco explorada de consumidores que buscam por produtos veganos. Nesse caso, o nicho é as pessoas que adotam esse estilo de vida e querem adquirir itens de cuidados e beleza condizentes.
Por que definir um nicho?
Um mercado muito generalista não costuma gerar muitas vendas. Uma empresa pode oferecer diversos produtos para um segmento, mas ela não estará focando em algo mais específico, que pode trazer retornos ainda maiores.
No marketing digital, a escolha de um nicho é essencial para se posicionar adequadamente no meio digital – e também fora dele. A especialização em algo atrai compradores que estão propensos a adquirir esses itens, pois não há tantas opções no mercado.
Por exemplo, a Uber criou um aplicativo de transporte a preços mais acessíveis, o que chamou a atenção dos indivíduos que não tem como se locomover de táxi, por ser mais caro, e não consegue, por algum motivo, pegar transporte público.
De modo geral, se vender especialista em algum nicho ajuda a atingir uma parcela menor de clientes, mas o foco em resolver um único problema torna a empresa mais reconhecida.
Como definir seu nicho?
Como vimos ter um nicho é de suma importância para saber como direcionar melhor suas estratégias de marketing. Para definir o seu, dedique um tempo para responder às seguintes perguntas:
- O que meus consumidores têm em comum?
(Por exemplo: A maioria é vegana) - Como me diferencio dos concorrentes?
(Por exemplo: Ofereço itens de beleza veganos) - O que há de diferente nos serviços ou produtos ofertados?
(Por exemplo: são produtos dificilmente encontrados)
Para obter respostas realistas é sempre bom analisar as questões com calma. Não escreva o que vier primeiro à sua mente e, após concluir, faça uma relação entre os itens e defina seu nicho.
Entendeu o que é nicho no marketing digital e como essa definição é importante? Agora, basta seguir nossas dicas e determinar qual é o nicho que você atua e, assim, desenvolver um planejamento eficiente.
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