O futuro do marketing é o estabelecimento de interação entre marca-consumidor. Ter um engajamento mais afetivo mostra o quão um conteúdo do negócio pode impactar positivamente as pessoas, sendo uma forma de manter o relacionamento com elas através de identificação.
Assim, a geração de conexão com o público da sua empresa é essencial para que eles a vejam como autoridade no mercado em que atua e confiem nos seus posicionamentos e soluções. Por meio disso, essa relação mais próxima ajuda a ganhar novos clientes e fidelizá-los.
Embora seja uma estratégia necessária e que traz bons resultados, algumas empresas não criam hábitos para conquistar a confiança das pessoas, especialmente dos seus seguidores nas redes sociais. Por esse motivo, selecionei três ações que devem ser feitas para se conectar com a audiência. Veja e coloque em prática quanto antes!
1. Mostre suas imperfeições
Ninguém é perfeito o tempo todo. Uma marca que não mostra suas imperfeições pode afastar o público por ser considerada como inacessível. Ou seja, há receio quanto a compra, pois, em caso de engano, o comprador se sente inseguro quanto o reaver do dinheiro.
Dessa maneira, os seus seguidores gostam de saber que por de trás de um nome profissional existem seres humanos passíveis de falhas. Portanto, se você cometeu algum equívoco já solucionado pode comentar nas mídias como um Storytelling.
2. Tenha um posicionamento sólido
Algumas empresas, na maioria das situações, não fazem nenhum posicionamento quanto aos assuntos do momento e de grande relevância no setor. No entanto, quando há uma colocação, as chances são grandes quanto a geração de conexões com os indivíduos com o mesmo pensamento.
Não tenha medo. Apresentar seus ideais e próprias opiniões sobre temas do seu nicho não fará com que seus seguidores se afastem., apenas quem se identifica com o que você expôs ficará entre sua base de prospects, o que significa mais oportunidades de vendas futuras.
3. Compartilhe histórias
“Fernanda é dona de uma loja de sapatos em sua cidade. À medida que foi aparecendo outros concorrentes, ela sentiu necessidade de destacar seus diferenciais na internet com o marketing digital. Como não sabia por onde começar, pesquisou e encontrou a Butía Digital para ajudá-la nesse processo. Em pouco tempo, Fernanda dobrou o seu faturamento.”
Percebeu como você nem estava preparado para ler uma história, mas se sentiu atraído para entender mais sobre o que aconteceu com Fernanda? O motivo para isso é que somos seres que amamos histórias desde a infância. Quando bem feita, elas são capazes de prender nossa atenção em questão de minutos e direcionar nossa leitura até o final para entendermos o contexto, conflitos e, principalmente, o desfecho.
As narrativas de uma marca pode ser primordial para se aproximar dos seguidores, mostrando até mesmo as imperfeições e desafios vencidos. Desse modo, sempre que puder contar um fato relacionado ao seu nicho, não perca a oportunidade.
Desenvolver esses três hábitos para estabelecer mais conexão com seus seguidores é uma tarefa pontual e não deve ser tratada como apenas mais uma tática em meio as demais. Ter uma comunicação eficiente e humana ajuda a estreitar ainda mais esse relacionamento.
Descubra como melhorar a relação com sua audiência através da criação de uma persona para o seu negócio.