A internet está cada vez mais dinâmica. Os usuários das mídias digitais recebem diversas informações todos os dias de diferentes marcas, amigos e familiares. Nesse cenário, um conteúdo passivo pode não ser o suficiente para prender a atenção do público. Por isso, chamar ele para elaborar algo, responder ou decidir é a melhor estratégia atualmente.
Nas próximas linhas, você aprenderá o que são os conteúdos interativos e como incluí-los na sua estratégia. Confira todas as dicas, ferramentas e passo a passo para aumentar o seu engajamento e a sua conversão online.
Afinal, o que é um conteúdo interativo?
Um conteúdo interativo é aquele que o leitor interage com o escritor. Ou seja, é um material ativo em que o usuário precisa participar para obter o resultado conforme suas escolhas.
No dia a dia todo mundo já se deparou e até participou de algo nesse formato. Quando você faz um quiz, teste online ou usa ferramentas como uma calculadora para determinar o seu preço por hora, está participando para a construção desse conteúdo.
Quais são os tipos de conteúdo interativo?
Além dos tipos citados, existem uma infinidade de formatos para testar na sua empresa. Para escolher, separei as principais opções com alguns exemplos para você entender melhor.
Avaliação
As avaliações são os testes gratuitos de um software. No mercado existem vários sites que permitem o uso gratuito de um sistema em troca do e-mail. Assim é possível ganhar um lead e, quem sabe, um cliente.
Posts com escolhas
Nas redes sociais, como no Instagram, você pode pedir a opinião dos seguidores em enquetes, caixinha de pergunta, quiz e resposta média nos stories. No Facebook, é possível pedir participação através das reações na publicação para um concurso, por exemplo. Use as diversas particularidades de cada mídia para interagir com a audiência.
Mapas interativos
Os mapas interativos são aqueles em que o usuário clica nas alternativas disponíveis e abrem as informações sobre aquele assunto. Dessa maneira, a empresa pode reunir diversos assuntos separados para que os usuários cliquem no que interessa.
Lives
Não tem como citar os conteúdos interativos e não falar das lives. Esse formato totalmente acessível para os empreendedores em diversas mídias, como Facebook, Instagram, YouTube e TikTok, permite conversar ao vivo com sua audiência e saber sobre suas expectativas e necessidades.
Como fazer conteúdo interativo: passo a passo
O primeiro passo para montar o seu conteúdo nesse formato é entender quem é a sua persona e o que ela precisa para facilitar seu dia ou sua vida. Um negócio que vende curso de idiomas pode oferecer uma ferramenta para identificar o nível de fluência do indivíduo e direcionar ele para realizar o curso mais adequado ao resultado.
Em um segundo momento, é preciso encontrar a melhor ferramenta para colocar a sua ideia em prática. A boa notícia é que existem muitas na internet para ajudar nessa produção, como:
- Quizur e Qzzr: criar quiz
- Stories do Instagram: enquetes e quizes
- Thinglink: vídeo interativo em 360º
- Mapme: criar mapas interativos
- SurveyMonkey: quizzes, pesquisas e testes
- Contenttols: criar infográficos, mapas, calculadoras, quiz e muito mais
- Calculoid: criar calculadoras
- YouTube, Facebook, Instagram, GoToWebinar e WebinarJam: transmissão ao vivo e webinars
Aprendeu o que são os conteúdos interativos e como incluir na sua estratégia? Essa poderosa tática ajuda muito no aumento das conversões. Agora é só colocar em prática todas as dicas e passos para atingir os seus objetivos.
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