Quem está iniciando no mundo do marketing digital pode se sentir perdido ao se deparar com diversas siglas sobre estratégias, formas de cobrança, mensuração de resultados e tantas outras.

Apesar de serem muitas, todas elas são importantes para entender e aplicar as táticas corretamente. Por isso, se você está realmente querendo apresentar sua marca digitalmente, precisa conhecer cada uma.

Para ajudá-lo nessa tarefa, separei 18 termos que todo empreendedor deve saber para tornar as suas divulgações mais eficientes. Confira a seguir cada uma delas em detalhes!

 

Siglas de estratégias

 

1. CTA

O CTA significa Call to Action, ou chamada para ação, em português. Como o nome sugere, é um estímulo direto para que o usuário execute alguma ação, como comprar, baixar um material, curtir um post etc.

 

2. SEO

Em inglês, SEO é Search Engine Optimization. Traduzindo, é a Otimização das Ferramentas de Busca, ou seja, é um conjunto de métodos orgânicos para melhorar o posicionamento das páginas de um site em motores de busca, como o Google.

 

3. SEM

Search Engine Marketing ou Marketing de Ferramenta de Busca, refere-se à série de técnicas pagas para promover uma página ou site nos mecanismos de pesquisa, como Bing, Yahoo, Google etc.

 

4. SMO

O Social Media Optimization são as técnicas para otimizar sites quanto à promoção dos conteúdos nas redes sociais, com foco em atrair mais visitas para o blog ou website.

 

5. CRM

Sigla para Customer Relationship Management. Basicamente, é uma solução de gestão para se relacionar melhor com seus clientes, compilando em uma base de dados as conversas, conversões, agendamentos, dados demográficos e tudo que estiver ligado à interação entre marca-cliente.

 

6. CRO

CRO significa Conversion Rate Optimization e diz respeito às estratégias focadas em aumentar a conversão das páginas web de um negócio para que esses visitantes se tornem clientes futuramente.

 

7. WOMM

É o famoso Marketing boca a boca, em português. Funciona como uma campanha promocional, mas quem a faz são os consumidores que já adquiriram as soluções de uma marca. Nesse caso, pode ser uma recomendação pessoal positiva ou negativa.

 

8. AIDA

Cada letra significa um dos passos da jornada de um modelo de conversão baseado no comportamento das pessoas em tomar decisões: Atenção, Interesse, Desejo e Ação.

 

Siglas de mensuração

 

9. CAC

O Custo de Aquisição por Cliente é o valor gasto para adquirir um potencial cliente para a empresa. O cálculo é baseado somando o valor investido dividido pelo número de usuários conquistados no período estipulado.

 

10. Page-view

Quando você tem um site, precisa monitorar quantas visualizações as páginas possuem para ter uma média de resultados. O page-view, mostrado em ferramentas como o Google Analytics, mensura esse número e fornece um panorama de ciclos.

 

11. ROI

O Retorno Sobre o Investimento é a razão entre o dinheiro ganho e o que foi investido em uma ação. Nesse caso, o ROI mensura todos os custos envolvidos em uma única estratégia, como mão de obra, energia elétrica, orçamento etc.

 

12. ROAS

 Return on Advertising Spend, ou Retorno Sobre o Investimento Publicitário, é semelhante ao ROI, pois se refere a gastos voltados à publicidade. Porém, é medido apenas a eficácia dos anúncios com base nos valores usados.

 

 13. CTR

A Taxa de Clique, em português, é o número de cliques em um anúncio dividido pelo número de visualizações. É muito usado como ferramenta para e-mail marketing e publicações de redes sociais.

 

14. KPI

Key Performance Indicator é o conjunto de siglas abordados até aqui. Ou seja, são as métricas usadas para entender o progresso das suas táticas alinhadas as metas determinadas.

 

Lances em anúncios

 

15. CPC

 O Custo por Clique é muito usado em campanhas pagas cujo objetivo é obter o clique. Trata-se do valor descontado de um orçamento cada vez que alguém clica no link patrocinado.

 

16. CPA

 Semelhante à sigla anterior, o CPA é o Custo por Aquisição. Portanto, também é uma forma de cobrança, mas é feita de acordo com as conversões realizadas, como a compra propriamente dita.

 

17. CPV

 O CPV nada mais é do que o Custo por Visualização. Como podemos notar, esse desconto do valor investido ocorre quando um internauta assiste ao seu vídeo nas campanhas de marketing.

 

18. CPM

 O Custo por Mil impressões é quando o anunciante paga a cada mil visualizações em sua publicidade. É interessante para os negócios que desejam ganhar reconhecimento de marca, porque alcança mais pessoas.

 

Quando o quesito é vocabulário, todas as profissões têm os seus termos específicos. No marketing digital isso não é diferente. Aprendeu sobre o que significam as siglas? Agora é só colocar em prática os seus conhecimentos!

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QUAL O SIGNIFICADO DAS SIGLAS: CRM, SEO, CRO, CTA, KPI | Juliana Serafim