O Instagram é uma rede social que está sempre inovando e integrando novos recursos para que seus usuários passem mais tempo dentro da plataforma e, assim, a empresa ganhe mais espaço de mercado.

Desde sua criação, o canal já adicionou diversas funcionalidades que ajudam muito as empresas e figuras públicas a se conectarem com seu público em várias frentes. Algumas delas, inclusive, funcionam como um modelo igual aos dos concorrentes da marca.

Mesmo com todo esse potencial, ainda há negócios que não aproveitam todas as oportunidades disponibilizadas, talvez por não conhecerem. Por isso, separei neste post todas as seções que aparecem no perfil, para você entender cada uma e começar a usá-las estrategicamente para crescer sua conta. Confira!

 

Feed

O feed do Instagram está presente desde sempre. Ele é o seu perfil, onde os outros usuários acessarão e encontrarão seus conteúdos publicados, podendo curtir, compartilhar e comentar.

Planejar essa seção é muito importante para projetar o conceito e a identidade visual da sua empresa. Desse modo, fica mais fácil ser reconhecido na linha do tempo dos seus seguidores e chamar a atenção deles.

 

Guias

Entre as novidades lançadas em 2020 está a aba de Guias, um espaço que reúne conteúdos mais completos, como se fosse um blog, permitindo a construção de uma curadoria de posts sobre um tema específico.

O recurso pode ser usado para desenvolver algo mais denso para a audiência, podendo reaproveitar as próprias publicações e acrescentar materiais gerados por outros usuários. Isso significa acoplar em um único lugar os diversos posts espalhados pelo feed.

 

Reels

Devido ao boom do TikTok, o Instagram viu a necessidade de enquadrar uma nova funcionalidade na mídia. O reels veio para os criadores de conteúdo apostarem em vídeos curtos de até 30 segundos. 

É uma estratégia excelente para alguns segmentos darem dicas rápidas ou transmitir sua imagem, como o setor de beleza e estética. Tudo isso em um formato de humor e leveza através de challanges.

 

IGTV

O IGTV surgiu em 2019 como uma aposta semelhante ao YouTube. Os vídeos postados aqui são mais longos do que os do feed – entre 1 a 10 minutos – e podem chegar em até 1 hora, se sua conta for verificada.

É ótimo para quem não quer criar um canal no YouTube, mas deseja abordar um tema de forma mais ampla para os seus fãs. Por isso, as marcas podem se promover através desse local.

 

Shop 

O Instagram sempre foi muito utilizado para compras e vendas, principalmente por setores como o de moda. De olho nesse mercado, foi criada a seção de Shop. Agora, é possível postar uma foto da modelo usando um item e marcar com uma tag o valor da peça, além de direcionar diretamente para o site da loja. 

Essa função trouxe facilidade tanto para a empresa, que deixa o preço explícito a todos a qualquer momento, quanto para os usuários, que não precisam mais perguntar os valores e esperar por uma resposta.

 

Filtros 

Os filtros do Instagram sempre existiram, mas com o advento dos stories, eles se tornaram uma tendência entre todos. É uma chance de incrementar as fotos e vídeos com elementos interativos e criativos.

Um negócio com visão de futuro pode usar essa possibilidade para dialogar com o cliente de uma maneira bem-humorada e descontraída, mantendo-os bem engajados e alinhados à mensagem corporativa.

 

Marcações

A última seção dessa nossa série é a marcação que os usuários podem fazer. Nesse espaço aparecem todos os consumidores que estiveram no seu ponto físico, estão usando seus produtos ou serviços, compareceram aos seus eventos ou simpatizam com a marca.

É possível deixar essa opção automática, para que todos que mencionem o seu perfil apareçam ali, desativá-las, para que nenhuma foto seja mostrada, ou ativar o modo manual, para selecionar quem será exibido.

De fato, o Instagram inovou muito nos últimos tempos e trouxe diversas formas de atuação para o meio empresarial. Após conhecer cada uma delas, que tal começar a usar as seções que fazem sentido para sua marca?

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