Você gostaria de persuadir o seu público-alvo a ponto de eles comprarem seus produtos ou serviços sem pensar duas vezes? Com os gatilhos mentais isso é perfeitamente possível e pode ajudá-lo a aumentar suas vendas.
Os fatores que podem afetar a decisão dos consumidores são muitos, desde a necessidade até a experiência positiva de outros compradores. Conhecê-los é essencial para entender o comportamento humano e como usar isso a seu favor.
Nesse artigo, abordaremos o que são, como funcionam e 9 exemplos de gatilhos para começar a aplicar no seu negócio. Ficou curioso? Confira a seguir!
O que são gatilhos mentais?
Em poucas palavras, os gatilhos mentais são as decisões que o consumidor faz por impulso. O nosso cérebro evita a todo custo refletir sobre algo para não ter um desgaste mental, por isso, somos levados por um estímulo.
Essa técnica facilita com que a tomada de decisão seja mais rápida e pareça natural. Após fazer algo, nosso consciente cria uma justificativa para o que foi feito e, por isso, quase nunca nos arrependemos.
Como funcionam no Marketing?
Os gatilhos mentais são muito usados no marketing para conquistar clientes, pois funcionam como disparadores de atitudes. Por exemplo, quando você sabe que um produto que você quer muito está com estoque limitado, é garantido no impulso um item, deixando de lado todas as objeções.
Por serem tão úteis, podem ser aplicados em diversas situações e estratégias, como em textos, no e-mail marketing, na página de vendas, no design gráfico em campanhas ou outras ações promocionais para vender a marca.
9 exemplos de gatilhos mentais
Não existe apenas uma opção de gatilho para usar em seu planejamento. Abaixo, separamos 9 exemplos para você entender melhor e criar sua estratégia poderosa!
1. Escassez
Você já deve ter ouvido que as pessoas só valorizam aquilo que perdem ou que está chegando ao fim. A escassez diz respeito a ideia de informar que um produto ou serviço está prestes a esgotar. Por exemplo, quando nos deparamos em e-commerces com avisos de “resta apenas mais um item”. Para usar esse gatilho limite sua oferta, seja um desconto, brinde ou prêmio.
2. Urgência
A urgência faz com que a pessoa não pense para aproveitar uma oportunidade. É quase semelhante à escassez, pois impõe um prazo para término e faz com que as pessoas tenham a impressão de que não adquirir naquele momento não terão outra chance. Use termos como “só hoje” ou “última oportunidade”.
3. Autoridade
A autoridade é muito importante para se destacar no nicho e é responsável por influenciar nas ações das pessoas. Se elas confiarem o suficiente no seu negócio, é possível vender mais. Para isso, você deve demonstrar que entende do que está falando.
4. Prova social
Quem nunca comprou algo só por indicação de outros consumidores que já adquiriram o produto ou serviço, não é mesmo? Nós somos seres sociais e acreditamos na experiência dos outros. Uma forma de aplicar esse gatilho é através dos depoimentos de clientes e imagens ou vídeos deles usando a solução.
5. Necessidade
Todo mundo precisa de um motivo plausível para comprar. Por isso, use explicações que demonstre a necessidade de ter aquele bem. Aposte em apresentar os benefícios que traz para as dores dos usuários.
6. Novidade
Estamos sempre em busca de novidades. Qualquer lançamento no mercado ganha destaque dos demais, portanto, você pode explorar esse pensamento para atualizar seus serviços e produtos e convencer o público.
7. Curiosidade
O gatilho de novidade está com o de curiosidade. Somos seres curiosos por natureza, desse jeito, se falarmos que temos algo para contar, certamente, a sua audiência ficará ansiosa para saber o que é. Você pode lançar teasers e propagandas misteriosas para aplicar essa técnica.
8. Exclusividade
A exclusividade está ligada a necessidade de ter algo a mais em relação aos outros. É amplamente usada para quem quer fazer negociações exclusivas, dando a impressão de privilégio.
9. Aversão à perda
Ninguém gosta de perder algo, né? Provavelmente você já fez uma compra e no dia seguinte o item entrou em promoção. Mostrar ao comprador o que ele pode perder se não comprar seu produto naquele momento é chamado de aversão à perda. Invista em fazer uma oferta e manter apenas por um tempo.
Aprendeu o que são gatilhos mentais e como usá-los? Esses foram alguns exemplos para você utilizar, mas independentemente dos escolhidos, seja criativo para captar a atenção da sua audiência.
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