Em tempos de Big Brother Brasil, veio à tona a cultura do cancelamento. Embora ela não tenha sumido no decorrer dos anos, no início de 2021 ela se tornou ainda mais forte com as atitudes dos participantes do programa devido a grande exposição em rede nacional.
De modo geral, o cancelamento significa boicotar momentaneamente uma figura pública, ou que venha a se tornar uma após o fenômeno, por considerar errado ou ofensivo o que é feito ou dito.
Mas, afinal, como não ser cancelado na Internet hoje em dia? Muitas marcas e profissionais têm receio em se posicionar para que os internautas não os ataquem em uma escala alta de agressividade e influencie na venda dos seus produtos ou serviços. Neste post, explicaremos o que fazer para não ser o próximo atacado. Confira!
Pense antes de agir ou falar
Ainda existem pessoas que falam tudo o que vêm à mente, mas isso não é uma atitude sábia para quem não quer ser cancelado hoje em dia. Assim como não podemos fazer o que queremos quando quisermos, falar sem orientação sobre o que é certo ou errado pode ser prejudicial para sua imagem.
Com a comunicação cada vez mais complexa, nem sempre o que falamos é compreendido por quem ouve. As palavras são distorcidas o tempo todo e são mostradas apenas o que interessa para gerar polêmica.
Um dos exemplos de cancelamento aconteceu recentemente com a rapper Karol Conká, que tomou atitudes e falou algumas frases que o público chegou a considerá-la xenofóbica. Durante sua estadia no programa BBB21, a cantora perdeu quase R$ 5 milhões, advindo de contratos, publicidade e etc, segundo a Forbes.
Não tente apenas agradar às pessoas
Tentar ser o que você não é, fica muito nítido. Voltando ao nosso exemplo anterior, após perceber que sua imagem não estava tão boa assim aqui fora, a rapper mudou seu posicionamento, mas o público notou que não era um arrependimento verdadeiro, portanto, apenas piorou a situação.
Se uma marca famosa cria uma personalidade para si e com o passar do tempo o público percebe que seus valores não são aqueles, isso afeta bastante o modo como a empresa atuará em diante. Afinal, as pessoas se conectam com quem se identificam, e quando percebem que essa conexão foi enganosa, elas cancelam quem precisar.
Mantenha seu discurso
Toda marca tem seu discurso baseado em sua trajetória e o público cria uma identidade para ela através dessas características. Quando um empreendimento ou um profissional sai desse personagem, as pessoas notam.
Na mesma edição do BBB temos o participante Projota, que sempre transmitiu a imagem de um menino nascido na favela e que não tinha luxos. No entanto, o dia a dia do cantor demonstrou que ele era totalmente diferente do que dizia durante todos esses anos. Por isso, sempre mantenha o seu discurso e nunca mude de posicionamento de repente.
O BBB21 mostra diariamente que atitudes como as citadas no artigo podem ser prejudiciais para sua carreira. Por isso, ao criar suas estratégias de marketing considere todos esses pontos para não acabar sendo o próximo cancelado.
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