O Instagram é a maior rede social, perdendo apenas para o Facebook. Desde que foi vendido, em 2012, houve grandes investimentos na sua usabilidade e em novas funcionalidades.

Com tantas mudanças, algumas pessoas sentiram-se perdidas com relação ao compartilhamento de conteúdo para seu público. Afinal, como postar no Instagram e nos seus variados recursos? A resposta você confere neste artigo. Separamos um passo a passo de como publicar suas imagens e vídeos através de uma explicação completa. Veja!

Como postar no feed do Instagram?

O feed é o principal recurso da plataforma e existe desde a sua criação. É nele que aparecem as fotos e vídeos compartilhados entre os seguidores, por isso é um espaço muito disputado entre as marcas, devido à visibilidade e alcance.

Para publicar nesse espaço, você precisa:

  1. Acessar a página inicial do aplicativo;
  2. Tocar no símbolo de + no canto superior direito.
  3. Selecionar a imagem que deseja;
  4. Na próxima tela, colocar um filtro se desejar ou pressionar a flecha no canto superior direito.
  5. Adicionar a legenda que você planejou, marcar pessoas, colocar uma localização e fazer as configurações que precisar;
  6. Por fim, clicar no símbolo de ✅.

Como postar nos Stories?

Os stories já são uma ferramenta antiga em comparação com as próximas, mas muitos empreendedores negligenciam essa publicação por sentirem medo ou vergonha. No entanto, para aqueles que entendem a importância de se aproximar com a audiência dessa forma, basta:

  1. Arrastar o dedo para o lado ainda no feed de notícias ou clicar no botão +, no canto superior da tela e selecionar a opção “story”.
  2. Na tela de gravação, você tem acesso aos filtros e outras formas de criação, como o “criar” para escrever, publicar enquete, GIF etc, o bommerang, entre outros.
  3. Ao criar o seu story, clique em “Enviar para”.
  4. Na próxima etapa, escolha se quer enviar para todos os seus seguidores, somente os amigos próximos (lista de pessoas selecionadas que podem ver seu post) ou para alguém específico.

Como postar no Reels?

O Reels surgiu recentemente como uma aposta para compartilhar conteúdos rápidos e dinâmicos. Por ser novo, é comum que surjam dúvidas sobre como publicar um conteúdo. Para isso, você deve:

  1. Tocar no botão “+” e selecionar a terceira opção (reels);
  2. Na tela de gravação, você tem acesso às ferramentas para fazer sua produção, como áudio, duração, velocidade, efeitos e retoque;
  3. Assim que terminar o seu vídeo, clique em “prévia”. Nesse espaço, você terá acesso às configurações de áudio do conteúdo gravado.
  4. Se estiver pronto, toque em “Avançar”, selecione uma capa, uma legenda e configure como quiser.
  5. Para postar, basta clicar em “Avançar” ou salve como rascunho.

Como postar no IGTV?

Ao contrário do Reels, o IGTV permite vídeos de até 10 minutos, o que o torna uma excelente oportunidade para empreendedores abordarem assuntos mais extensos em seus perfis. Para isso, é muito simples, basta:

  1. Acessar o seu perfil e tocar no botão “+”, no canto superior direito, e selecione a opção “Vídeo do IGTV”;
  2. Na tela seguinte, clique em “Avançar”;
  3. Escolha uma capa e clique novamente em “Avançar”;
  4. Agora, adicione um título, descrição (opcional) e faça as configurações que deseja.
  5. Por fim, basta clicar em “Publicar no IGVT”.

Bônus: como usar o link no Instagram

Em qualquer um dos formatos que você publicar, com exceção do IGVT e Stories somente se tiver o limite mínimo de seguidores, não há como adicionar links para direcionar os usuários a outros sites importantes.

Nesse caso, nossa dica é usar o link disponível na bio como forma de superar esse desafio imposto pela plataforma. Use aplicativos, como o Linktree, para adicionar várias páginas fundamentais para o seu negócio. A partir disso, basta avisar aos seguidores sobre essa possibilidade fácil e prática de acessar algo fora da rede social.

Aprendeu como postar no Instagram? Não perca mais tempo e comece a planejar os seus conteúdos para publicar na mídia. Agora você já sabe como funciona todos os recursos disponíveis e pode explorá-los da melhor forma.

Quer aprender marketing na prática e sem complicação? Conheça o Clube Butiá e conheça todas as dicas do universo digital.

VALE A PENA PATROCINAR SORTEIO NO INSTAGRAM? | Juliana Serafim