Toda empresa possui um prospect. Sabe aquelas pessoas que entram em contato de alguma maneira e mostram interesse em adquirir suas soluções? Normalmente elas são oriundas das suas estratégias de marketing e são o que chamamos de prospects.
No entanto, por mais que esses potenciais clientes tenham vontade de ter seus produtos ou serviços, nem sempre há confiança, rompendo os laços com a empresa com mais facilidade.
Neste artigo, você entenderá melhor o que é esse consumidor, o que impede ele de ver seu negócio com credibilidade e como fazer com que acredite no seu discurso. Assim você estará mais perto de gerar valor e fechar novas vendas. Confira na sequência!
Afinal, o que é um prospect?
Nada mais é do que uma pessoa que entrou em contato com o seu negócio em busca do produto ou serviço que você vende. Basicamente, é um lead, mas que já consome seus conteúdos e promoções.
Mesmo com todo esse interesse nas suas soluções, ele não está pronto para comprar, seja por não ter decidido exatamente o que quer, não ter condições financeiras no momento ou não ter segurança de tornar-se um comprador.
Por que você não consegue ganhar a confiança dos prospects?
Vender para os seus prospects requer um estudo dos motivos que os impedem de concluir uma compra. Essa é a última etapa do ciclo e precisa ser certeira para não perder as oportunidades.
Dentre as principais razões pelas quais eles não veem o seu negócio como confiável, estão:
- falhas na comunicação;
- cultura interna errada;
- não responder o lead em momentos decisivos;
- não ser assertivo no ponto ideal;
- ignorar as necessidades do cliente.
Como ganhar a confiança dos prospects?
Basicamente, você precisa consertar o que pode impedir o repasse de credibilidade. Nesse caso, comece entendendo o que os consumidores precisam e querem. Muitas vezes eles possuem dúvidas sobre o funcionamento do seu produto ou serviço e uma abordagem diferente da explicação inicial simples pode impactar negativamente o seu desempenho.
Além disso, a comunicação precisa estar bem alinhada. Ela precisa ir além dos e-mail genéricos com um simples “olá”, mas se esforçar em conhecer o prospect melhor. A criação de mensagens personalizadas é a melhor solução, pois aumentam em seis vezes as chances de transformar em vendas, segundo pesquisas.
Mais do que personalizar a conversa, é preciso estar disponível sempre. As pessoas estão acostumadas a receber respostas e atenção quase que instantaneamente e não ser atendido rapidamente pode gerar frustração e desconfiança. Na maioria das situações, o prospect só entra em contato em momentos decisivos, por isso, esteja atento.
Aprendeu o que é um prospect e como ganhar a confiança dele? Esse é o primeiro passo para a efetivação de novas vendas, por isso é importante ter um bom planejamento de marketing, para saber lidar da maneira correta com essas pessoas.
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