Sabia que 3,8 milhões de buscas são realizadas no Google a cada minuto? Por isso, saber aparecer nesse espaço sem pagar nada é muito vantajoso para os empreendedores, principalmente para quem está começando no marketing digital agora.

Neste artigo, você conhecerá quatro formas para conquistar as páginas de resultados do maior mecanismo de busca do mundo e entenderá melhor como ele funciona. Confira!

Entenda como funciona o Google

Para entender melhor como aparecer no Google de forma orgânica, você precisa conhecer um pouco mais sobre o funcionamento da ferramenta.

O mecanismo possui algoritmos que varrem rapidamente todas as páginas que estão inseridas e dá os resultados de busca aos usuários baseado na relevância de cada uma. Ou seja, aquelas com maior acesso, são consideradas úteis e importantes.

Essa lista funciona como um banco de dados e, para aparecer nela, é preciso estar presente de alguma maneira nos recursos que o Google oferece. Assim, os robôs revisam constantemente o que preenche os requisitos de uma pesquisa.

4 formas de aparecer no Google sem pagar nada

Embora os anúncios pagos sejam muito importantes para colocar sua empresa na posição zero dos resultados da SERP, existem quatro maneiras para aparecer no Google sem investir diretamente. São elas:

1- Website

O Website é a principal forma de estar no mecanismo de busca. Se estiver bem estruturado, o canal proporciona uma boa experiência de navegação para os visitantes e os bots passam a considerá-lo relevante.

Com as otimizações certas, é possível até conquistar novos clientes. Se os ajustes forem feitos com termos locais, você é encontrado por consumidores que procuram por suas soluções na região.

Além disso, se forem usadas palavras-chave estratégicas, como “Notebook 128 GB SDD”, você aparece para quem já está pronto para conversão e suas chances de vendas aumentam.

2- Blog

Mesmo que o blog seja parte do seu site, ele se difere pela sua capacidade de informar os usuários, de modo a sanar seus desejos ou necessidades através de materiais de valor e de qualidade.

Produza conteúdos sobre sua área conforme as principais dúvidas do seu público. Assim, quando pesquisarem sobre esses assuntos, encontrarão seus artigos, que podem direcioná-los para outros lugares por meio de chamadas de ação.

3- Featured Snippet

Quantas vezes você já procurou por uma pergunta simples e obteve uma resposta curta e eficaz em um quadro destacado pelo Google? Isso é muito normal quando as pessoas buscam por respostas diretas.

Elas podem aparecer em três formatos: parágrafos, listas e tabelas. Basicamente, servem como uma forma de levar informação rápida ao leitor. Quando seu site aparece dessa maneira no topo, acima da primeira posição orgânica, é mais fácil conquistar cliques.

4- Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é um recurso gratuito que a empresa oferece para que estabelecimentos locais se cadastrem em suas devidas categorias. Assim, ao fazerem uma pesquisa por determinado negócio nas imediações, é possível aparecer em destaque no meio de uma lista de opções.

Por fornecer imagens, horário de funcionamento, localização, direcionamento para o site e outras formas de informar o usuário, cria oportunidade para ser encontrado por quem já está propenso a converter.

Vantagens de contratar uma agência para consolidar sua presença no Google

Se você não conhece muito bem essas ferramentas, tem dificuldade em entender como funcionam ou não tem tempo para aplicar as estratégias corretas, pense em contratar uma agência de marketing para cuidar disso para você.

Com estrategistas por trás da sua atuação, é possível consolidar sua presença e colocar seu negócio em destaque no maior mecanismo de busca do mundo. É sua chance de ter mais sucesso nas suas vendas!

Aparecer no Google sem pagar é o sonho de qualquer empreendedor, mas é quase impossível atingir esse objetivo se você está começando agora. No entanto, com as táticas e meios certos, você pode esperar algum retorno, basta saber colocá-los em prática.

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