Já imaginou usar o close friends do Instagram como estratégia de vendas? Desde sua criação, esse é um dos recursos mais aproveitados para se diferenciar da concorrência, se aproximar dos clientes mais fiéis e oferecer atração aos seguidores.


Essa ferramenta faz parte dos stories e permite criar uma lista exclusiva de amigos para visualizarem determinados posts publicados por você. Desse modo, une os fãs da sua marca em um único lugar e recompensa eles por isso, com quase nenhum custo.


Achou interessante? Esse é apenas um benefício de tantos outros que você pode descobrir colocando em prática. Abaixo, separamos como utilizar essa ideia no seu negócio, confira e aplique quanto antes!


1- Sorteios e cupons


Se você tem como objetivo fidelizar seus clientes, pode melhorar o relacionamento com eles através de sorteios e cupons de descontos exclusivos para eles. Aqueles que fazem parte do seu close friends terão em mente que foi uma excelente escolha fazer parte da lista e, principalmente, comprar com você.


2- Conteúdos específicos


Com os stories você pode oferecer diversos conteúdos interativos com as pessoas, que gostam de consumi-los com frequência. Aproveite essa oportunidade para entregar posts que nem todos recebem e são diferenciados. Podem ser dicas valiosas sobre seu segmento ou um acontecimento diário que agrega muito valor.


3- Recompensas


As recompensas ajudarão você a motivar os seus seguidores a fazerem parte dessa rede de melhores amigos. Entregue mais do que prometeu, além do conteúdo só para esses usuários, compartilhe ebooks, checklists, arquivos, pequenos vídeos de suas aulas online, acesso a um lançamento antes do período oficial de divulgação etc.


4- Atendimento personalizado


Atenda de forma diferenciada quem optar por estar no seu close friends. Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, pode dar descontos maiores em peças que estão paradas no estoque, ou se faz consultoria online, pode dar mini aulas gratuitas.


Por exemplo, os influenciadores digitais costumam vender itens usados para quem quiser comprá-los e entrar na sua base, o que segmenta bastante o recurso.


5- Bastidores


O ser humano é curioso por natureza. Se você mostrar seu dia a dia e contar histórias cotidianas, todos vão querer fazer parte da sua lista. Isso ajuda muito a se aproximar da audiência e criar conexão, aumentando seu engajamento e até conquistando clientes. Ainda seguindo o exemplo dos influencers, é muito comum que eles compartilhem a sua rotina para usuários selecionados.


Viu como você pode usar o Close Friends como estratégia de vendas? É possível monetizar de forma direta, cobrando uma mensalidade para a participação, ou mesmo indireta, para divulgar seus produtos ou serviços.


Para ter ainda mais precisão na sua estratégia, conte com uma agência especializada em marketing.