Seguindo as tendências de outras mídias, o Instagram construiu uma função que permitirá aos criadores de conteúdo disponibilizar seus posts de maneira exclusiva em seus stories. Podemos citar como exemplo, a função virar membro de um canal no YouTube, mediante pagamento.


No Instagram, a funcionalidade é denominada de “Stories Exclusivos” e se destacará dos stories de melhores amigos, já disponível para todos os usuários. Somente quem pagar para ver a publicação, terá acesso a ela. Ficou curioso? Quer saber mais? Confira outros detalhes neste artigo!


O que é o fã clube nos stories?


Desde que essa novidade foi anunciada, o Instagram ainda não deu detalhes, pois ainda está em teste, mas foi divulgada por um usuário que a recebeu. Porém, trata-se de stories exclusivos, voltados apenas para membros, como um sistema de assinaturas.


Nele, há opção de salvar esses conteúdos como destaque para os fãs. Assim, apenas quem pagar poderá acompanhar essas postagens da marca ou profissional e ainda ter acesso a informações diferentes e salvas.


Além disso, o recurso não permitirá capturas de tela desses materiais exclusivos. Ou seja, garante que não haverá cópias ou pirataria do que é fornecido por ali, o que protege os criadores de conteúdo de serem roubados por outros indivíduos.
Qual a diferença dessa ferramenta para as outras já criadas no Instagram?


Até o momento, para limitar a visualização dos stories, há duas formas: definir o seu perfil como privado, para que somente seus seguidores vejam, ou criar uma lista de amigos próximos, para compartilhar apenas com quem é mais íntimo.


Essa nova opção adicionaria uma nova categoria, mas com monetização para os esforços de quem cria publicações todos os dias. É um fã-clube para membros pagantes, facilitando o compartilhamento de ideias exclusivas.


Como usar o recurso a favor do negócio?


Por ser pago, é uma excelente oportunidade para qualquer negócio lucrar, basta ser estratégico. Por exemplo, uma tática é fornecer um pequeno curso ou tutoriais práticos para quem assinar. Essa é uma forma de entregar valor e cobrar por isso.


Ainda, é possível mostrar o seu dia a dia com experiências que aproximem você dos seus clientes, como profissionais da saúde, que podem humanizar seu nome no mercado ao mostrar como tratam seus pacientes e como estão dispostos a ajudá-los de alguma maneira.


Outra ideia é dar notícias em primeira mão a quem deseja saber antes. Se você pretende lançar um produto ou serviço, por exemplo, pode dar pequenas amostras do que ele fará ou até um link para os usuários testarem antes da data do seu lançamento oficial.


Agora você conhece a novidade no Instagram: fã clube nos stories. Por enquanto, não está disponível para todos, mas você já pode pensar de forma estratégica como usará mais este recurso como aliado no seu marketing digital.


Precisa de ajuda para divulgar seus serviços ou produtos na internet? Conte com a Butiá Digital para sermos seu parceiro nessa jornada.