Como criar vídeos interativos?
Não é de hoje que os negócios buscam por mais engajamento e proximidade com o seu público-alvo para atingir seus objetivos de marketing, e os vídeos interativos vieram para acrescentar nesse cenário.
Apesar de serem considerados uma tendência, esse tipo de conteúdo não é novidade e cresceu muitos nos últimos anos devido a monotonia nos materiais disponibilizados na internet. Para as empresas que querem se manter sempre atualizadas, investir na criação de vídeos interativos é mais que essencial.
Se você está interessado em saber mais, confira tudo sobre o assunto neste artigo que preparamos para ajudar você nessa nova missão. Aprenda e coloque todas as dicas em prática!
O que são vídeos interativos?
De foma simples, os vídeos interativos são os que permitem a interação dos usuários, indo além de apenas pausar, reproduzir, acelerar e pular para algum outro ponto do conteúdo. Até então, esse era o máximo que poderia se fazer.
Agora, o espectador tem a oportunidade de definir os rumos do material, as próximas cenas, a continuidade e o desfecho que deseja. E existem muitas formas de se fazer isso, basta usar a criatividade.
Quais são as dicas para criar vídeos interativos?
Empolgado com a perspectiva que esse tipo de conteúdo gera? Agora é o momento de aprender dicas práticas para não errar na produção dos seus vídeos interativos. Confira!
Capriche no roteiro
O planejamento dos vídeos é muito importante para tudo dar certo. Afinal, sem ele, seu espectador pode se frustrar ao não ter uma boa experiência do início ao fim. Então, tenha várias alternativas em mente muito bem planejadas.
Cuidado com os momentos
A inovação da interatividade é bem atraente, mas não force ela. Com base no roteiro construído, saiba a hora certa de intervir uma interação de qualidade, para não depender exclusivamente do clique do usuário o tempo inteiro.
Surpreenda
A grande característica desse formato é surpreender o espectador. Em vez de um conteúdo monótono, aposte em recursos que valorizem a iniciativa do começo ao fim e mostre com é interessante participar, mostrando como a jornada pode ser transformadora.
Como criar vídeos interativos nas redes sociais?
Nas redes sociais existem formas de criar vídeos desse tipo em duas mídias diferentes: no YouTube e no Instagram.
YouTube
O YouTube tem investido nessa nova abordagem e se você pesquisar verá que já existem infinitas criações disponíveis. Para fazer sua própria produção na prática, é necessário:
- Enviar todos os vídeos que compõem o roteiro da história;
- Clicar em “Meus vídeos”, selecionar o início do conteúdo e em “Editar”;
- Acessar a aba “Anotações” e inserir o link ao próximo vídeo da sequência da história em “Balões de Fala”;
- Agora é só deixar a imaginação fluir.
Nessa rede social, é preciso pensar estrategicamente. Não há botões que direcionem o usuário sozinho para o próximo vídeo, então você precisa coletar a opinião da base de seguidores para dar continuidade ao que começou.
Imagine que você seja uma maquiadora na sua cidade. Faça um vídeo nos Stories com enquete sobre o próximo passo da maquiagem, ou seja, se os usuários preferem batom rosa ou vermelho, delineado de gatinho ou fino, entre outras opções.
No entanto, lembre-se de publicar o que foi escolhido pela maioria dos votos. Começar um vídeo interativo e não terminar pode impactar na experiência dos seus espectadores de forma negativa.
Viu como é fácil criar vídeos interativos? Ser criativo e ter um bom planejamento são a base para a sua produção. Agora, aproveite para engajar ainda mais com sua audiência e veja os resultados aparecendo!
Que tal aprender mais sobre o marketing interativo nas redes sociais? Confira em breve nossa aula completa sobre o tema e se aprofunde ainda mais!