O marketing baseado em contas, ou ABM, é uma abordagem direcionada ao marketing corporativo B2B – que envolve aprimorar as principais contas, criar conteúdo e campanhas hiper-direcionadas e oferecer uma experiência personalizada para as empresas mais importantes.

 

Para começar a pensar em ABM, você precisa que sua empresa tenha soluções de alto custo. Para quem tem solução de baixo custo, o ABM não funcionará e não irá valer a pena usar esta estratégia.

 

  • Primeiro você vai identificar quais pontos seus melhores clientes tem em comum e usar isso como base para as informações.
  • O segundo passo é analisar a sua estratégia de marketing, observando como você está atraindo essas pessoas para a base de relacionamento.
  • E o terceiro ponto, será criar a estratégia de atração, lembrando de captar as informações em comum de seus melhores clientes.

 

Após esta análise, você começará o hiper-direcionamento de conteúdos direcionados para aquelas empresas que você tem interesse, descartando qualquer outra empresa que não seja compatível com as informações escolhidas.

 

Os conteúdos não serão disparados só por e-mail, mas também através de outros formatos, como lista de transmissão no whatsapp, sms, chats de redes sociais e até em entregues em mãos, dependendo da estratégia a ser usada.

 

Com o marketing baseado em conta, tudo se resume em construir relacionamentos. Isso significa fornecer conteúdo que seja útil, específico e relevante. Arriscar um relacionamento importante enviando e-mails sem direcionamento correto, não vale mais a pena.

 

Com o ABM, você não está focado em um único contato de uma empresa, e sim em todo o ecossistema de funcionários que desempenham um papel de influência sobre todo esse processo de decisão.

 

O ABM mal executado pode levar os profissionais de marketing a se desviarem. Mas, em sua essência, a ABM e a entrada são unidas pela mesma premissa única e poderosa: o marketing deve ser relevante, ressonante, personalizado e centrado no comprador.

 

Atente para suas necessidades, seus objetivos e seus medos. Em um ambiente B2B, ver essas pessoas através das lentes de sua empresa não é apenas lógico, mas sim necessário. Indivíduos de uma empresa não trabalham em silos. Para tornar cada interação personalizada e valiosa, suas interações com a sua empresa precisam ser visualizadas dentro de um contexto uma da outra.

 

Para transformar o ABM em realidade, você também precisará ter um CRM.

 

A escolha de um CRM que permita organizar, acompanhar e cultivar esses relacionamentos em ambas as equipes de vendas e marketing, é fundamental para a execução de uma estratégia de ABM bem-sucedida.

 

Com o marketing baseado em conta, é menos sobre o número de contatos que você tem em seu banco de dados e mais sobre a qualidade desses relacionamentos. Toda interação e toda experiência que você compartilha com essas principais contas, agora tem mais valor. Você estará investindo nesses relacionamentos antes mesmo de um acordo ser aberto.

 

À medida que você aprimora suas contas de segmentação, você muda naturalmente para uma mentalidade de qualidade sobre quantidade.

 

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Veja a diferença entre Geração de Leads e Baseado em Conta.