Qual a diferença entre Agência de Marketing e Consultoria de Marketing?

A agência operacionaliza enquanto a consultoria guia estrategicamente.

Um erro muito comum nas empresas pequenas sem capacidade estratégica e tática é contratar uma agência e querer que um milagre aconteça em seus negócios. Praticamente não sabem o que querem, para onde vão e muito menos conhecem o seu público-alvo. Aí fica a questão: Como é que um terceiro que vai conhecer a sua empresa do seu ponto de vista e ainda conseguir ser certeiro?

Geralmente se conclui pensando: Tal empresa é ruim ou fulano é ruim.

Eu não acredito em má publicidade, mas entenda que precisa-se definir um caminho e orquestrar muito bem as ações para não haver consequências futuras.

Já a Consultoria, é montada junto com você e aliada à uma estratégia para sua empresa ter uma direção: público-alvo, onde estamos, para onde vamos e como vamos. Após esse item, a execução das ações fica em suas mãos.

Você terá a opção de contratar uma agência para operacionalizar a estratégia ou poderá fazer por você mesmo juntamente com sua equipe, se você tiver é claro.

Por isso, fique atento na hora de contratar. Ideias criativas não vendem sem uma estratégia forte, então olhe bem para onde direciona sua verba, seja na rede social, outdoors, ou  outras mídias que mostrem imagens deslumbrantes, mas que no final, não conectam.

Já vi muita campanha linda e digna de Premiação em Cannes, mas que no final não vendeu nada. Só serviu para colocar a marca num quadro para lembrar nostalgicamente de tempos em tempos. Por isso, eu sempre digo: CONHEÇA O SEU PÚBLICO-ALVO!

Outra dica é sair fora das ideias pré-concebidas do seu mercado, pois você será apenas mais um fazendo mais do mesmo! De novo, PÚBLICO-ALVO!

Deixo aqui uma reflexão de uma antropóloga brasileira chamada Hilaine Yaccoub:

”Assim, temos gente equilibrando pratinhos para entregar peças criativas e inovadoras num sistema que não tem nada de novo. Investimos o mais do mesmo sempre replicando a boa e velha publicidade em antigos veículos e novas plataformas acarretando em falta de conexão, relevância e aderência. Apesar do trabalho ser muito bem avaliado pelos próprios colegas da agência e clientes, no caso os departamentos de marketing das empresas, quando chega na rua o resultado é outro. Não impacta, não encanta, não adere.” Por: 

E completando as palavras dela: não vende como o esperado.

Por isso, saiba calcular o ROI!

Na Butiá temos consultoria para você que precisa entender e desenvolver um planejamento estratégico em marketing tradicional, marketing digital, inbound marketing e ainda entender de público-alvo. Além disso tudo, estamos publicando cursos gravados em nossa plataforma: www.osegredodabutia.com.br.
O nosso primeiro curso é o Planejamento Estratégico de Marketing, e já está disponível para seu investimento. 😉

Aposte no certo ao invés do duvidoso. Estamos a postos para fazer mais por você e sua empresa.