O conteúdo em áudio está em alta e todas as empresas querem fazer um podcast incrível e completo para sua audiência, para atingir seus diferentes objetivos de marketing, facilmente conquistados com materiais ricos e de qualidade.

No entanto, desde o planejamento até a divulgação do que você produziu, há o envolvimento de muitas etapas, que podem ser confusas se não houver um bom direcionamento e visualização do que será feito.

Nesse cenário, separamos um checklist para você concluir o seu áudio mais rapidamente e da maneira certa, não pulando nenhum passo para garantir o melhor para seus ouvintes. Vamos lá?

  • Plataforma de postagens

Escolha qual das plataformas você postará seu conteúdo. Atualmente no mercado existem muitas e você pode selecionar com base na sua audiência, conforme eles usam mais uma do que outra, por exemplo.

  • Nome do podcast

É importante que seu podcast tenha um nome criativo, que chame a atenção e, sobretudo, transmita o foco da sua comunicação. Ou seja, o usuário precisa identificar com clareza sobre o assunto principal de todos os materiais.

  • Imagem do podcast

Nas plataformas, é possível adicionar um imagem de capa de 1400 x 1400 px, para ilustrar melhor sobre o que se trata o podcast. Aproveite o recurso para atrair os olhares dos usuários e chamá-los para ouvir.

  • Descrição do podcast

Faça uma breve descrição para informar sobre o que você aborda nos conteúdos. Isso é importante para gerar identificação e interesse no indivíduo, pois se for um tema que gosta, logo ele parará suas atividades para consumir os conteúdos.

  • Tópicos do podcast

Escolha um conjunto de tópicos para debater sobre tudo que estiver ligado direta e indiretamente à sua área. Por exemplo, se você trabalha com marketing e empreendedorismo, pode optar por: marketing, planejamento, empreendedorismo e tecnologias.

  • Planejamento

Depois de definir tudo isso, ainda é necessário planejar muitos outros pontos importantes e que fazem diferença para produzir e entregar um áudio de qualidade. Isso engloba desde o estabelecimento do público-alvo até o roteiro.

  • Gravação

Em seguida, vamos para a etapa de gravação. Procure gravar os primeiros episódios primeiros, logo depois a introdução e, se você achar necessário, faça teasers de um a três minutos para usar em outras mídias.

  • Edição

Com tudo pronto, chega o momento de editar seu áudio para ser publicado. Use efeitos e cortes que o deixem mais interessante, sem ruídos ou barulhos externos, que possam incomodar o ouvinte.

  • Publicação

Lembra da plataforma selecionada no primeiro passo desse checklist? Chegou o momento de publicar nos que foram definidos, conforme as instruções de cada mídia. Procure por tutoriais para não se sentir confuso nessa parte.

  • Divulgação

Por fim, não podemos esquecer da divulgação do que foi postado. Essa é uma tarefa importante para aumentar sua audiência e crescer no mercado de maneira orgânica ou paga. Use as melhores estratégias para conquistar isso!

Com esse checklist para fazer um podcast incrível e completo você pode criar e disponibilizar seus conteúdos em áudio para seu público, se diferenciando na área e até se tornando autoridade.

Aprenda mais sobre como criar e lançar seu podcast de e lucrativo!

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