Quem cria conteúdo em áudio sente muitas dúvidas sobre como aumentar o público do podcast. Afinal, conquistar novos ouvintes parece uma tarefa difícil, considerando que esse formato não aparece nas pesquisas feitas no Google, como sites e redes sociais.

É claro que não existe fórmula mágica para crescer o número de acessos, mas algumas estratégias são bem interessantes e eficazes para atingir esse objetivo. Para ajudar você, reunimos as principais dicas sobre o assunto no artigo a seguir. Não importa se você já tem um programa, começou há pouco tempo ou pensa em iniciar ainda, toda história merece ser ouvida.

Conheça seu público

Antes de qualquer adoção de estratégia, é necessário definir seu público-alvo. Em vez de tentar atrair todos os tipos de grupos de pessoas, identifique o perfil dos seus ouvintes e pense no que eles mais gostariam de saber.

Após isso, mantenha o assunto, gênero e tom em cada episódio conforme as características de quem quer atingir. Ainda, fique ligado no que eles gostam, pois pode servir com embasamento para seus materiais.

Conecte-se com seus ouvintes

Crie contas nas redes sociais para facilitar o encontro do seu programa nessas mídias. Elas funcionam como uma vitrine permanente para divulgar seu conteúdo. Além disso, você pode explorar os diversos recursos para alcançar mais indivíduos, como hashtags, reels e links nas legendas.

Ainda, entre em contato com outros podcasters ou influencers da área para fazer promoções conjuntas e aproveitar a audiência um do outro, tudo através dos stories e feed dos canais digitais.

Crie conteúdo extra

Ofereça mais opções para os fãs dos seus podcast acessarem o conteúdo. Crie alternativas interessantes de divulgação, como um blog com a transcrição dos episódios e informações frequentes sobre os convidados do programa.

É possível tirar fotos do processo de produção e publicar no Instagram como forma de mostrar os bastidores e se aproximar daqueles que ouvem com frequência. Enfim, use sua criatividade para explorar e apresentar seus materiais de um novo ângulo.

Procure por convidados

Como mencionamos, receber convidados, como especialistas em uma área ou uma pessoa com quem você sempre quis conversar, é uma maneira de conquistar mais ouvintes, pois aqueles que acompanham ele com certeza se interessam em ouvi-lo.

Para isso, incentive o participante a divulgar o episódio que produziu através do envio de pequenos kits com itens que possam publicar com facilidade, como uma foto da sessão de gravação, uma caneca com o logotipo do programa etc.

Monitore suas estatísticas

O monitoramento do que publica é muito importante para seu sucesso. Estar atento ao que dá certo, ou não, impacta diretamente nos seus resultados no futuro, considerando que você pode sempre se basear no que funciona.

Se você quiser saber como o programa impacta os ouvintes, fique de olho nos podcast mais acessados e procure abordar o tema mais vezes, de diferentes formas como conteúdos complementares.

Embora não exista uma receita de bolo, você já sabe algumas estratégias de como aumentar o público do seu podcast e crescer ainda mais na sua área, podendo se tornar até referência.

Que tal aprimorar seus materiais e aprender a como criar e lançar seu podcast de sucesso no seu mercado? Assista uma aula exclusiva preparada para você se destacar ainda mais no digital!