Quem quer investir em Marketing, já deve ter ouvido falar do Facebook Ads. A plataforma de anúncios é de longe a melhor para começar a publicidade paga de forma mais direcionada e obter resultados incríveis.

No entanto, a maioria dos iniciantes encontra desafios para entender como criar anúncio no Facebook e colocar as estratégias trabalhando a favor do negócio. Apesar de um investimento baixo, é necessário saber o que fazer para não desperdiçar os recursos financeiros à toa.

Pensando nisso, explicaremos as etapas para você dar os primeiros passos e desenvolver campanhas eficientes. Quer saber todas elas em detalhes? Então continue a leitura e descubra!

 

Gerenciador de anúncios

Existem duas formas de veicular seus anúncios, mas o Gerenciador de Anúncios é o ideal para quem está iniciando na criação e gerenciamento de publicidade no Facebook. Com ele, é possível ver e alterar as respostas de cada patrocínio.

Antes de começar na ferramenta, é preciso apenas configurar e escolher entre as formas de pagamento. Na seção Ferramentas para empresas, abaixo do ícone de Home, clique em Cobrança, Configurações de pagamento e opte por uma das duas opções:

  • Boleto bancário: é gerado um boleto para adicionar um saldo pré-pago;
  • Cartão de crédito: o valor dos anúncios é debitado direto no cartão de crédito automaticamente;

Tipo de campanha

Assim que abrir o Gerenciador de Anúncios, você estará dentro de onde tudo acontece. A primeira etapa é escolher um objetivo da campanha, que influencia nas possibilidades disponíveis. Atualmente, existem onze tipos à disposição dos anunciantes, são eles:

  • Reconhecimento da marca: estabelece um nome local, regional ou nacionalmente.
  • Alcance: atinge muitas pessoas para ganhar visibilidade, seja para lançar um produto ou comunicar um novo serviço.
  • Tráfego: direciona as pessoas para um site, blog ou qualquer outra página para converter.
  • Envolvimento: gera mais interação por meio de curtidas, reações, compartilhamentos e comentários.
  • Instalações do aplicativo: aumenta os downloads de um determinado aplicativo.
  • Visualizações do vídeo: gera mais visualizações em vídeos carregados na página.
  • Geração de cadastrados: cresce a base de leads, direcionando os usuários para uma página de captação.
  • Conversões: impulsiona a conversão no site, vendas, cadastros, leads etc.
  • Vendas do catálogo de produtos: carrega foto dos produtos do e-commerce em um catálogo dentro da plataforma.
  • Visitas ao estabelecimento: leva quem está na imediação para dentro do negócio.

 

Segmentação do público-alvo

No passo seguinte, você deve definir o público a ser atingido, com base na idade, gênero, localização, comportamentos e interesses. Para não errar, personalize essas informações com base nas personas da sua marca.

Se esse grupo de pessoas trouxerem resultados tangíveis, é super interessante guardá-lo na ferramenta para as próximas campanhas de Marketing. Assim, é possível obter bons frutos sempre.

 

Posicionamentos

Logo abaixo, é possível definir o posicionamento do anúncio, que pode ser automático, deixando o algoritmo do canal distribuir da melhor forma, ou manual, determinando se serão mostrados no Facebook, Instagram ou Audience Network.

Valor de investimento para iniciante

Por fim, é definido o investimento para os anúncios. O diferencial do Facebook Ads é a possibilidade de um orçamento baixo em comparação com as mídias tradicionais, pois com R$10 por dia é viável alcançar muitas pessoas.

Na hora de definir essa parte, pense em qual será o seu objetivo e como será feita a cobrança. Isso porque se for diário, o conteúdo é entregue ao longo do dia por determinado valor e quando o atinge para de rodar. Já se for escolhido o vitalício a verba será dividida ao longo de toda a veiculação até alcançar todo o montante.

 

Teste de criativo

Testar e mensurar é uma das mais importantes estratégias. O criativo dinâmico permite que sejam feitos vários testes, com as seguintes variáveis:

  • Objetivo: podem ser feitos 3 objetivos diferentes;
  • Headline: é permitido até 5 tipos;
  • Imagens ou vídeos: você consegue testar 10 formatos;
  • Texto; Descrição e CTA: permite até 5 variáveis de cada.

Com base nelas, você pode criar um conjunto de anúncios por 7 dias e analisar os que melhor trazem resultados. Em seguida, deixe duas ou três melhores campanhas rodando por mais tempo, conforme a sua meta.

Agora, você está preparado para criar anúncio no Facebook de maneira eficaz. Quando perceber o verdadeiro potencial dessa ferramenta, você ficará surpreso com o retorno que terá. Por isso, não deixe de colocar em prática tudo o que aprendeu neste post.

Quer saber como potencializar sua mídia paga? Saiba como vender no automático com o funil de vendas.