O Facebook é uma das maiores redes sociais e, com certeza, o seu público está presente nele. Por isso, é uma ótima ideia ter uma fanpage para se relacionar e se comunicar com todos os seus fãs.
No entanto, ter uma página de engajamento nesse canal é o desafio de muitos empreendedores, especialmente quando se trata de comentários e compartilhamentos. Afinal, o que é preciso para atingir esse objetivo de uma vez por todas?
Pensando em responder essa questão, preparamos este artigo cheio de informações para você entender mais sobre o assunto e melhorar os resultados do seu negócio. Ficou curioso? Então acompanhe até o final e otimize suas ações!
Entendendo o que é o engajamento no Facebook
Ao contrário do que muitos pensam, o engajamento não é uma métrica de vaidade. Ele não é resumido em apenas curtidas e comentários, por isso, pode ser um indicador-chave de como está sua estratégia no Facebook.
Se o seu processo de fornecimento de conteúdo traz a melhor experiência para os consumidores, eles responderão por meio de interações reais. Por isso, essa métrica é fundamental para as empresas se posicionarem adequadamente na rede, mesmo que o algoritmo da plataforma esteja barrando a entrega de muitas publicações.
Conheça 6 dicas para ter engajamento no Facebook
Para vencer o algoritmo do Facebook, precisamos conhecer e explorar algumas boas práticas. Pensando nisso, separamos algumas que poderão ajudar o seu negócio a ter um desempenho melhor.
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Descubra os melhores horários
O melhor horário é aquele em que sua audiência está online. Afinal, com tantas pessoas acompanhando em tempo real, fica mais fácil receber interações espontâneas e a taxa de alcance pode melhorar. Para descobrir isso, faça experimentos próprios para entender a hora ideal, o dia da semana mais relevante e em que momento a concorrência dá espaço para o seu conteúdo.
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Encontre o assunto fantástico
Certamente o seu público gosta mais de um ou dois assuntos no seu segmento. Aproveite esses temas que conversam diretamente com a sua solução e estimule a persona a colaborar no debate, para ganhar um engajamento extra.
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Defina CTAs
Há quem não acredite no poder dos CTAs (chamada para ação), mas convidar o leitor a tomar uma decisão é essencial para estreitar o relacionamento com ele. Utilize isso em suas legendas e peça para que compartilhem ou curtam, marquem seus amigos, deem sua opinião etc.
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Dê notícias em primeira mão
Uma novidade dada antes de todos e que os seus curtidores podem ter grande interesse é o primeiro passo para instigar a participação da discussão. Por impactar o indivíduo, ele pode sentir vontade e necessidade de expor sua opinião por meio dos comentários, reações ou até mesmo compartilhando publicamente.
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Incentive a participação de jogos e disputas
Nem sempre os fãs sentem-se motivados a participar dos posts das marcas. Portanto, faça jogos de adivinhação, enquetes, perguntas com curiosidades e outras ações voltadas para o seu nicho e capazes de promover o envolvimento.
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Invista em anúncios pagos
Nem só de conteúdo orgânico vive uma marca. De uns anos para cá, esse tipo de alcance foi reduzido para melhorar a experiência dos usuários na rede. Por isso, sempre que possível, separe um orçamento para investir em campanhas patrocinadas, que tem altas taxas de engajamento e, inclusive, atingem outros objetivos em conjunto.
Saiba o que não fazer para ter um bom engajamento
Para estudar com mais profundida sobre esse indicador, preparamos algumas ações que você deve evitar fazer se quer um bom engajamento na sua página corporativa. Confira!
Promover-se muito
Conteúdos que exaltem sua marca e produtos ou serviços não interessam ao público e, logo, não há motivos para participarem da publicação. Pense em posts que sejam relevantes para os seguidores, pois a disputa no feed é acirrada e a taxa de entrega é de apenas 10% dos curtidores.
Fazer postagens excessivas
Os usuários evitam pessoas e empresas chatas na internet. Quando eles estão navegando no mundo digital, esperam ver coisas que distraiam eles e não uma enxurrada de publicações de uma mesma página. Tenha controle sobre o que posta e pense na qualidade e consistência em vez de quantidade.
Não alternar os formatos de posts
Se você divulga apenas links e fotos está na hora de repensar esses formatos. Muitas vezes, os vídeos e lives, por exemplo, trazem mais envolvimento. Enfim, diversifique os seus conteúdos para agradar todas as pessoas.
Ter engajamento no Facebook é uma via de mão dupla, ou seja, é preciso fornecer conteúdos relevantes e interações para receber os resultados na mesma moeda. Com as dicas dadas até aqui do que fazer e evitar, fica mais fácil conseguir atingir o objetivo proposto.
Entenda mais sobre a mudança no algoritmo nessa plataforma e saiba como ter mais engajamento.