O TikTok está no mercado há muito tempo, mas de repente se tornou um dos aplicativos mais baixados e acessados, com vários influenciadores digitais. Se você é uma das pessoas que estão presentes lá dentro, sabe como é difícil ter engajamento nos conteúdos.

Para alcançar esse objetivo, é necessário muito mais do que apenas publicar vídeos e esperar que as interações apareçam. Quem pretende trabalhar com isso, precisa entender alguns pontos, planejar e colocar em prática algumas recomendações.

Mas por onde começar a jornada para ganhar envolvimento dos usuários? A seguir, vamos dar algumas dicas para mostrar como fazer isso. Esse é apenas o primeiro passo para se tornar mais uma personalidade na mídia. Entenda mais!

 

Considere o público da rede

Quando você publica alguma coisa no TikTok você considera o público presente nessa rede social? Para conseguir engajamento é necessário, sobretudo, entender que os usuários são jovens e, portanto, o conteúdo deve ser interessante para eles, com uma linguagem próxima. Logo, estude bem a proposta dessa plataforma e os objetivos para criar assuntos relevantes.

 

Poste conteúdo original

Mais do que postar um vídeo valioso, ele deve ser original. Criar materiais iguais aos que já estão sendo feitos pode não ser ideal para incentivar o envolvimento, afinal, todo mundo tem o mesmo a oferecer e pode estar até saturado.

Os usuários procuram por algo autêntico e que cause algum tipo de emoção, como humor. No entanto, isso não significa que você não possa aproveitar as “modinhas”, mas tente ser diferente. Uma forma de fazer isso é com edições bem feitas, aproveitando os filtros, cortes e outras funcionalidades incríveis.

 

Tenha constância

Publicar todos os dias pelo menos uma vez, é essencial para atingir o sucesso em termos de engajamento. Isso porque o seu perfil aparecerá mais vezes no “explorar”, ou seja, será visto por pessoas que não seguem você por enquanto, e isso significa mais curtidas e comentários.

 

Dê atenção aos seguidores

Tenha em mente que você não está em um programa de televisão para não verificar as respostas enviadas e dar o seu feedback quanto às opiniões compartilhadas, sejam elas boas ou ruins.

Busque sempre responder as mensagens e os comentários para mostrar que está aberto a receber sugestões e críticas, o que faz com que os usuários se sintam importantes e construtores da sua marca, motivando a manter o envolvimento.

 

Use hashtags estratégicas

Assim como o Instagram, as hashtags também trazem visibilidade para os posts, permitindo o encontro da sua página por outros indivíduos. No caso do TikTok, essa estratégia ajuda a aparecer para as pessoas certas e, por consequência, a receber interações espontâneas da audiência.

Pensando nisso, procure usar termos que tenham a ver com o tema do vídeo e não coloque os que estão sendo usados por muitos usuários, pois o seu conteúdo pode sumir em meio a tantas informações naquela palavra-chave.

Entendeu como ter engajamento no TikTok? Os recursos da própria ferramenta podem ajudar, e muito, a motivar interações reais. Com essas dicas, você está pronto para se destacar e relacionar-se com o seu público. Então, aproveite!

Quer ter mais visibilidade e aumentar ainda mais o engajamento? Saiba como fazer lives nesse canal e use isso ao seu favor.