O marketing digital possui uma diversidade de técnicas, e uma delas são as transmissões ao vivo. A produção de conteúdo capaz de chamar a atenção dos seguidores ainda é fundamental para fortalecer a relação com o público-alvo.
No YouTube, essa estratégia virou tendência e vem se mostrando uma excelente forma de interagir com as pessoas e o principal, gerar leads qualificados. Toda essa efetividade permite empresas de vários portes disputarem o mesmo espaço na internet.
Quer saber mais sobre como aproveitar esse recurso e aprender o passo a passo de como fazer uma live no YouTube? Ao longo deste artigo, você entenderá melhor sobre o assunto. Continue a leitura!
Entenda porque fazer uma live no YouTube
Diversificar no formato de conteúdo é essencial para atrair os olhares do público. Para isso, os vídeos são uma ótima saída, considerando que essa estratégia pode aumentar 54% o alcance da marca, segundo uma pesquisa realizada pela Optinmonster.
Nesse sentido, as lives no YouTube são uma ferramenta poderosa para aproveitar bem os benefícios de vídeo marketing. Trata-se de uma oportunidade de estabelecer e estreitar o relacionamento com os fãs em tempo real em uma plataforma mundialmente conhecida.
Aprenda o passo a passo de como fazer live no YouTube
As etapas para criação de lives no YouTube são simples. Veja o passo a passo:
- Primeiramente, é preciso ter uma conta e canal na rede social;
- Se você já tiver uma, clique no ícone de vídeo ao lado da barra de pesquisa e selecione a alternativa “Transmitir ao vivo”;
- Em seguida, coloque o nome do conteúdo, defina as configurações de privacidade e, se for o seu objetivo, agende a live. Se a intenção é fazer naquele momento, basta ir em “Mais opções”;
- Na próxima tela, escreva uma descrição para a live e uma categoria conforme a lista de opções;
- Caso prefira restringir os comentários e fazer outras adaptações, toque em “Configurações avançadas”;
- Depois de todos esses ajustes, selecione “Próxima” para iniciar a contagem regressiva e entrar no ar.
- Quando quiser encerrar a transmissão, vá no mesmo botão em que iniciou.
Saiba o que é preciso verificar antes de dar início na live
Antes de tudo, você precisa de equipamentos com um bom som, imagem e iluminação. Mas independentemente disso, eles devem estar bem posicionados para realizar a live sem problemas. Por isso, verifique 30 minutos antes se tudo está funcionando bem, inclusive sua internet.
Não se esqueça de divulgar sua transmissão com antecedência para chamar mais pessoas para assistir e aumentar a visibilidade e engajamento. Faça isso em diferentes redes sociais para gerar curiosidade sempre que possível para “vender” o assunto, dia e horário.
Outro ponto muito importante é fazer um roteiro para organizar melhor as ideias que serão debatidas ao longo da live. Um planejamento bem estruturado dá a oportunidade de levar os espectadores por todo o funil de vendas e captá-lo como lead.
Realizar lives no YouTube é uma excelente oportunidade de oferecer uma experiência diferenciada para o seu público. Com um baixo custo, é acessível para as empresas de qualquer porte e orçamento. Não deixe de utilizá-lo e lembre-se de planejar o que será abordado, além das demais instruções apresentadas neste post. Mãos à obra!
E você, já usa essa ferramenta para auxiliar o seu marketing digital? Deixe seu comentário abaixo!
Quer aprender fazer lives em outras redes sociais? Escolha abaixo: