Um dos principais “enigmas” para os produtores de conteúdo é como funciona o algoritmo do YouTube. Embora a empresa americana esteja divulgando algumas informações sobre sua arquitetura, obviamente não há a revelação de todos os detalhes sobre o sistema de recomendação dos vídeos.

Se você deseja que sua marca ganhe destaque nesse grande espaço, certamente precisa conhecer os fatores que influenciam no alcance desse objetivo. Por isso, preparamos este post. Confira a seguir tudo sobre o assunto!

Como o algoritmo do YouTube funciona?

O algoritmo do YouTube organiza os vídeos e tenta garantir que os usuários recebam vídeos relevantes e personalizados em todas as seções dentro da plataforma. O principal objetivo é entender o que um indivíduo escolhe e se comporta e mantê-lo o máximo possível acessando os vídeos, recomendando cada vez mais.

Na prática, o mecanismo avalia o conteúdo, tempo gasto assistindo cada um e os itens marcados como “gostei, não gostei e não estou interessado”. Ou seja, basicamente é verificado o nível de satisfação do espectador com base no que está aparecendo.

O que é considerado na hora de promover um vídeo?

Para entender melhor, vamos te explicar a maneira como o algoritmo classifica os conteúdos por meio de três pontos mais levantes para promover um vídeo. Confira cada um na sequência!

Watchtime

O watchtime, ou tempo de sessão, é o período assistido do seu vídeo. Porém, não confunda com o número de visualizações. Ele funciona como uma medição do quão útil é o material abordado, por isso, oferecer algo de valor ajuda as pessoas a verem do início ao final.

Session Time

É o tempo de visita de um usuário. Isto é, desde quando entra no YouTube, navega até o horário que encerra as ações. O robô procura sempre aumentar o percentual dessa métrica, por isso está sempre oferecendo conteúdos relacionados e cada vez mais customizados.

Consistency

Consistency, ou consistência em português, é a frequência de upload no canal. A plataforma valoriza quem se compromete em publicar sempre e alimentar os usuários. Desse modo, isso conta pontos a seu favor para ser classificado como um produtor que merece ser recomendado, pois é confiável.

Como os conteúdos são recomendados em cada seção?

Além das métricas citadas, o algoritmo leva em consideração outros fatores que variam conforme as seções do site. Abaixo analisamos cada uma delas separadamente para você entender melhor. Veja!

Pesquisa

Nos resultados de pesquisa, os principais fatores são as palavras-chave e a relevância do conteúdo. É bem parecido com o trabalho de SEO feio no buscador do Google para encontrar artigos em blog.

Página inicial

Nos vídeos sugeridos na página inicial, o ranqueamento está ligado com a personalização e combina com as atividades de cada usuário com base nos critérios básicos de pesquisa. Ou seja, não há como interferir com ações estratégicas.

Assinaturas

Essa é a seção onde aparecem os conteúdos inéditos dos canais que você se inscreveu é considerada a popularidade. Nesse caso, leva em conta a quantidade de assinantes e o maior número de visualizações.

Tendências

Na aba “trending”, ou tendências, são entregues os vídeos mais populares do país do indivíduo. O foco é promover o que o público gosta e tem consumido com a popularidade dos vídeos e seu tempo de publicação.

Agora que sabe como funciona o algoritmo do YouTube e os fatores considerados para o ranqueamento em todas as seções, já pode começar a trabalhar em ações para tornar esse mecanismo um aliado no seu planejamento de marketing.

Gostou do artigo? Então continue aprendendo sobre o YouTube e confira como criar anúncios para esse canal.