Já pensou em ter uma conta para sua empresa no Instagram, mas não sabe nem por onde começar? Hoje em dia, a plataforma corresponde a maioria da porcentagem das decisões de compras originadas a partir das redes sociais.
Nesse cenário, é preciso estar presente nessa ferramenta para divulgar seus produtos ou serviços de forma direta. Por isso, separamos os primeiros passos para iniciar no Instagram de forma eficiente. Confira!
Organize suas informações
Assim que seu perfil estiver feito, organize muito bem as informações sobre sua empresa em todos os recursos disponíveis. Algumas dicas práticas são:
- seu username (@) deve ser fácil de compreender e de digitar. Nada de @meu_negócio_2019, por exemplo;
- o seu nome, que fica abaixo da foto de perfil, deve informar o seu nicho. Por exemplo: Moda feminina plus size;
- sua foto de perfil deve comunicar bem sua marca. Pode ser a logotipo da empresa ou uma foto sua como profissional;
- sua biografia deve informar o seu propósito, informações importantes e uma chamada para ação usando o link;
- coloque outros dados importantes nos destaques, como quem somos, valores, serviços, depoimentos etc.;
- aproveite os botões de CTA para colocar endereço, WhatsApp e e-mail.
Tenha um propósito
Antes de tudo sua marca precisa de um propósito para criar uma conta. Isso ajuda a ter disciplina e fazer acontecer suas estratégias com mais facilidade. Por exemplo, no Instagram da Butiá Digital, nosso motivo de existência é comunicar nossas novidades e, sobretudo, ajudar os empreendedores a iniciar no marketing.
Tenha esse fator bem definido, pois de nada adianta começar empolgado sem uma meta, pois de repente isso se tornará mais difícil de manter e as chances de desistência são maiores.
Saiba quem você quer atingir
A primeira coisa após criar sua conta é ter clareza de quem é o seu público-alvo e para quem você gera conteúdo. Esqueça que a plataforma abrange todos os tipos de pessoas, pois não é possível alcançar todas e obter bons resultados, portanto, suas ações podem ser especificamente para mulheres ou para homens.
Com esses dados em mãos, você saberá o que inspira o seu público. Por exemplo, se você possui uma loja de roupas femininas, suas clientes podem querer ver combinações de peças, o que as celebridades usam, looks para ocasiões etc.
Além disso, é preciso saber quais são as dificuldades desse grupo. Para obter essa resposta de forma direta, aproveite a caixa de perguntas nos Stories ou faça uma pesquisa nas redes sociais dos concorrentes.
Transforme interesses e dificuldades do público em conteúdo
O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais eficientes e tem um papel muito importante para ajudar seus consumidores a tomar a decisão de compra. Assim, se você descobre que suas personas adoram ver looks de famosas, você pode mostrar isso como inspiração e como as roupas da sua loja podem compor o mesmo vestuário.
Aprendeu os primeiros passos para iniciar no Instagram? Com essas dicas você pode dar um start no seu perfil e obter bons resultados. Mas vale lembrar que nada disso substitui uma consultoria online para direcionar melhor suas estratégias.
Quer uma empresa especializada gerenciando seu Instagram? Conheça a Butiá Digital e entre em contato para saber mais sobre nossos serviços e planos.