Existem muitas datas comemorativas ao longo do ano, mas sem dúvidas, o Natal é ainda a grande data para todo o comércio. Isso porque essa é a época em que todos se presenteiam e há espaço para todos os tipos de segmento.
A perspectiva de vendas no Brasil é alta todos os anos, por isso sua empresa precisa estar preparada para atender e obter mais clientes. Afinal, nos próximos meses é normal que haja queda nas vendas, e o negócio precisa lucrar o suficiente para manter-se ativo.
Pensando nisso, neste post falaremos exatamente como se destacar e vender mais no Natal para que você feche 2020 com bons resultados! Confira a seguir todas nossas dicas e aproveite para alavancar seu faturamento!
Decoração da loja
Se você trabalha tanto no digital quanto offline, a sua loja ou e-commerce deve investir na decoração de época natalina. Fisicamente os uniformes dos funcionários podem ser temáticos, a vitrine deve chamar atenção com itens que associem ao Natal, entre outras ações. Já virtualmente, aposte em banners de ofertas com o clima natalino.
Ofereça formas e prazos de pagamentos mais flexíveis
Neste período é provável que os consumidores estejam comprando presentes para inúmeras pessoas da família e amigos, além da confraternização na empresa em que trabalham. Por esse motivo, flexibilizar as formas e prazos de pagamentos pode facilitar na hora de vender.
Treine sua equipe de vendas
Se você realmente quer vender, precisa treinar sua equipe de vendas. Não basta contratar profissionais experientes para essa época do ano, todos os funcionários precisam estar alinhados ao portfólio da sua empresa para saberem o que e como vender de forma estratégica.
Faça divulgações das suas ofertas
É muito comum que os lojistas façam ofertas durante os dias que antecedem até a própria data do Natal. Nesse caso, vale a pena investir em divulgações nas redes sociais e site, para que os clientes potenciais encontrem seu negócio.
Na hora de divulgar, não se esqueça da mídia paga, que é muito importante para atingir quem está propenso a comprar e no momento certo. Desse modo, os resultados são mais satisfatórios.
Foque nos detalhes
Essa época pede um toque especial. As pessoas não compram os presentes apenas por obrigação, elas realmente acham essa troca importante. Por isso, crie produtos ou embalagens personalizadas para aguçar a vontade de comprar da sua marca.
Sugira presentes
Diferentemente de comemorações como o Dia das Mães, por exemplo, o Natal é uma data mais ampla, onde todos são potenciais consumidores e candidatos a receberem um presente. Isso significa que você precisa sugerir presente conforme os diversos tipos de perfis, como alguém que gosta de leituras, para quem gosta de viajar, é atleta etc.
Nossa dica é escrever posts em um blog para angariar tráfego orgânico. No entanto, essa estratégia é a longo prazo e deve ser iniciada quanto antes para ranquear nos primeiros resultados de busca.
Para se destacar e vender mais no Natal você pode ser criativo e combinar várias campanhas e ofertas. Com base em nossas sugestões você já pode se preparar para aumentar suas vendas nesse período.
Se você quer conhecer mais estratégias de marketing, acesse nosso blog, canal no YouTube ou podcast.