Com a atualização do Facebook para Meta, muitas empresas já exploram o Metaverso e pretendem investir cada vez mais. Embora Mark Zuckerberg deseja que a sua marca seja sinônimo do termo, não é um ambiente exclusivo dele.

Por isso, a busca em trazer a realidade virtual para o dia a dia dos consumidores cresceu e popularizou o conceito entre todos. Que tal conferir exemplos reais de negócios que já desenvolveram ações com essa tendência? Veja abaixo!

Por que as marcas já começaram no Metaverso?

A dúvida de muitos negócios, principalmente aqueles com pouca verba é: se o Metaverso ainda não está presente no nosso dia a dia como outras tecnologias, porque as marcas já começaram a se lançar nesse ambiente?

O retorno desse investimento é a longo prazo. Ou seja, as empresas já estão adentrando na realidade virtual para oferecer inovação agora ao seu público e, quando todos tiverem acesso, já farão parte de lá para atendê-los primeiro. Em outras palavras, é uma forma de sair à frente da concorrência pensando no futuro.

Quais empresas já exploram o Metaverso?

De olho na tendência, empresas de vários setores, tamanhos e nacionalidades já entraram na disputa por espaços nessa nova realidade. Dentre elas, podemos destacar:

1- Nike

Em 2021, a Nike cricou a Nikeland no jogo Roblox e anunciou a compra da empresa Artifact Studios (RTFKT), especializada na criação de tênis e artefatos digitais. Ambas as ações têm o propósito de atrair os fãs de jogos e modas, que querem skins personalizadas para seus avatares.

2- Balanciaga

Outra marca de moda propôs ao Fortnite vender itens de sua coleção para serem acessórios dos personagens dos jogadores. Foi a primeira empresa de luxo de muitas outras que vieram a fechar parceria com o game.

3- Vans

A marca de vestuário e skate também ingressou em uma plataforma de jogo, a Roblox. A sua proposta foi a criação do “Vans World”, um lugar de compras e criação de diversos estilos customizados de tênis, conforme o gosto de cada player.

4- Lojas Renner

A famosa loja Renner se tornou parceira do Fortnite, com a inauguração de um ponto de venda dentro do jogo. Para interagir com sua audiência presente virtualmente, houve uma enquete interativa para escolher as estampas de uma peça para comercialização na marca no mundo real.

5- Banco do Brasil

Em 2021, a instituição lançou uma experiência virtual dentro do game GTA Roleplay. Nele, o jogador pode abrir uma conta bancária para sua personagem e até dirigir um carro-forte pela cidade, com destino ao BB. Ainda, pode passear pelas exposições no Egito Antigo, no Centro Cultural Banco do Brasil.

6- TIM Brasil

A operadora de telefonia mais popular do país inaugurou em janeiro de 2022 um espaço virtual em uma loja física com o conceito da empresa. Os consumidores podem trafegar pelos corredores virtuais como se estivesse andando pelo estabelecimento. Caso haja intenção de compra, é direcionado para o site de vendas da TIM.

Como começar no Metaverso?

Ao notar cada empresa citada, podemos notar que não há um padrão para adentrar no Metaverso. A maioria parece aproveitar os jogos como uma forma de engajar com seu público-alvo mais novo, mas não é uma regra.

Para imergir nesse universo, o ideal é planejar, verificando os seus objetivos, consumidores e orçamento disponível para fazer acontecer. No entanto, é importante começar agora, para quando estourar a tendência, você já esteja bem preparado.

Agora que conhece 6 empresas que já exploram o Metaverso, sabe que não está sozinho nessa nova jornada. Siga o exemplo dessas marcas e comece a inovar a promoção dos seus serviços de uma maneira criativa!

Que tal conhecer outros negócios nacionais e internacionais que já investem no Metaverso? Baixe o livro “O futuro da internet: Metaverso” e confira todos os players em destaque no mercado.