Já imaginou ser você mesmo em uma rede social? Ao contrário do Instagram, cheio de filtros e recursos, surgiu a BeReal com a proposta de permitir os usuários a se libertar dos estereótipos que temos hoje e da ansiedade que sentimos ao usar os canais concorrentes.
Por mais que a novidade seja focada no que é real para as pessoas, os negócios também podem se aproveitar para se relacionar com seus consumidores. Para conhecer um pouco mais dessa oportunidade e como usá-la no dia a dia, continue a leitura deste artigo!
O que é o BeReal?
Lançada em 2020, a rede cresceu 315% somente em 2022. No início de maio, o aplicativo era o quarto mais baixado na loja virtual para iPhone, e o principal público-alvo são os jovens da geração Z cansados das mídias atuais.
É a alternativa à vida perfeita existente no Instagram ou TikTok, por exemplo. O objetivo não é tornar ninguém famoso, inclusive, a plataforma já deixou claro que os influenciadores devem permanecer em outros espaços da internet, pois esse não é o lugar ideal para eles.
O seu buzz se dá devido a permissão de publicar uma foto por dia, em horário incerto e sem usar filtros. Assim que chega a notificação, o usuário tem apenas 2 minutos para postar a imagem que deseja e descobrir onde e o que seus amigos estão fazendo naquele momento.
Como funciona?
O aplicativo está disponível para download no Brasil, mas somente em sua versão em inglês, tanto para a Apple Store quanto para a Play Store. Mesmo assim, é intuitiva e simples de navegar, portanto, você não terá dificuldades.
Após o seu cadastro, você tem acesso a página inicial com seus posts e uma aba de Discovery, semelhante a do TikTok, para acompanhar os conteúdos publicados pelos seus amigos. Essas publicações ficam disponíveis apenas por algumas horas, até postar a próxima do dia seguinte.
Além disso, os usuários recebem diariamente uma notificação com a frase “É hora de BeReal (ser verdadeiro)”. Quando isso acontece, tem somente dois minutos para tirar uma foto de onde está — sem a possibilidade de enviar uma imagem da galeria — adicionar uma legenda e localização.
O seu diferencial é que abre uma foto da câmera frontal e traseira ao mesmo tempo. Assim, você não consegue ver como está na selfie e pode apenas posicionar a cena à sua frente.
Não há seguidores e nem curtidas. As únicas formas de interação é por comentários ou realmojis (recriação do usuário em foto para emojis comuns como sorrindo ou dando joinha).
Como usar para o negócio?
Se você identificar a movimentação da sua audiência nessa nova rede social, poderá usar para fins comerciais, desde que siga a linha de raciocínio criada por seus desenvolvedores. Isso significa que as pessoas da sua empresa farão parte dessa estratégia.
Nesse sentido, é uma excelente forma de humanizar a sua marca. Uma vez por dia, você ou os seus funcionários podem mostrar o que rola na produção e entrega dos seus produtos ou serviços e, assim, criar conexões reais.
Agora que conhece o BeReal, resta adentrar nesse novo espaço e esperar para saber o que acontecerá com essa nova mídia. Afinal, aplicativos como Snapchat e Clubhouse tiveram sucesso por um tempo, mas depois perderam força.
E então, o que achou dessa novidade? Deixe a sua opinião nos comentários!