Já imaginou estar dentro de uma empresa, sem sair de casa? Ou ir a um show em outro país enquanto trabalha? Essas novas possibilidades poderão ser reais com o metaverso, uma nova tecnologia.

Com a mudança do Facebook recentemente, essa nova forma de ver o mundo veio à tona e muitas pessoas ainda sentem dúvidas sobre ela. Por isso, preparamos este artigo com tudo que você precisa saber sobre o assunto. Confira!

Algo como “além”

Na teoria, a palavra “meta” significa “além”, em grego. Na prática, ele é a realidade virtual, como se fosse os primeiros celulares lançados nos anos 1980 em comparação com o que os smartphones são hoje. Por isso, muitos apostam que o metaverso é o futuro da internet.

Em vez de precisar estar em frente a um computador ou celular para se conectar, as pessoas poderão usar uma espécie de fone de ouvido para estarem no ambiente virtual, desde shows até reunião de trabalho.

Nesse mundo do metaverso, cada um teria um avatar para representar a si mesmo. Ou seja, em vez de usar um login para acessar um site, o usuário entraria, de fato, no ambiente, com um personagem.

Não é de agora

Embora essa semana esteja sido muito discutido o tema, o metaverso já existe há muito tempo e funciona bem em games. Entretanto, até então, para por aí, poque as pessoas não veem necessidade nessa tecnologia, mas agora ela tem tudo para se expandir para o dia a dia.

A aposta é que os avanços tecnológicas permitirão, em primeiro lugar, o barateamento dos aparelhos de realidade virtual. Isso atinge um público maior, o que motiva a melhorar os gráficos e aumentar o grau de realismo.

O que permitiu essa novidade é as novas tendências, como a conexão 5G, que permite uma conectividade melhor, mais consistente e de qualquer lugar do país, ao contrário do que tínhamos até pouco tempo.

Facebook de olho no futuro

Na semana passada, a empresa Facebook Inc., dona de muitas redes sociais, mudou seu nome para “Meta Platforms”. Segundo o CEO, o nome e a logo inicial da marca já não conseguiam representar tudo o que englobam agora, muito menos futuramente.

O novo nome remete ao metaverso, com um projeto que está sendo construído para o trabalho com suas plataformas, já que acreditam ser o sucessor da internet atual.

Contudo, o Facebook não começou com essa ideia do nada. Em agosto de 2021, a empresa anunciou um serviço referente à sala de reuniões online, com foco em substituir as chamadas de vídeos convencionais por avatares dentro de um mundo virtual compartilhado entre os participantes. Esse era o primeiro passo para o novo conceito de metaverso.

Como essa realidade mudaria as empresas

Hoje é muito comum os consumidores adquirem itens pela internet. Agora, imagine que ao invés de comprar uma roupa online através de um catálogo de computador, você pudesse visitar a loja em 3D usando um óculos especial e pudesse experimentar as roupas, comprar e receber os produtos reais em casa. Seria incrível, não é mesmo?

Para as empresas, seria uma forma de aprimorar as experiências dos seus clientes, para trazer facilidade e novos sentimentos. Isso ajudaria muito a encurtar o processo de decisão de compra e a melhorar a conexão com o público.

O metaverso é uma tecnologia bastante interessante e pode ser o futuro da internet. Se você nunca parou para pensar no assunto, comece a pesquisar para colocar em prática no seu empreendimento daqui alguns anos.

Gostou do artigo? Compartilhe-o nas suas redes sociais!