Se você usa o Marketing Digital para evoluir o seu negócio, você já deve saber sobre a estratégia de geração de leads nas redes sociais, na qual eu uso para atrair visitantes das suas plataformas até o site da sua marca. E, mais que isso, transformar esses possíveis compradores em clientes.
O problema é que muitos empreendedores sentem dificuldade em fazer esse processo pelos meios de comunicação, seja por falta de conhecimento, baseamento em um planejamento errado ou por não usar as ferramentas corretas.
Neste artigo, você entenderá de uma vez por todas como se faz para aplicar essa estratégia do início ao fim, para assim, converter os visitantes para qualquer finalidade. Ficou interessado? Então vamos nessa!
Como começar a geração de leads nas redes sociais?
O primeiro passo para gerar leads nas redes sociais é conhecer a fundo o público-alvo e as suas necessidades para produzir iscas certeiras, que serão capazes de levar os usuários à página de conversão. Para facilitar, podemos dividi-las em dois grupos: ofertas diretas e indiretas.
As ofertas diretas usam algum de seus serviços. Basicamente, o lead já sabe o que precisa e considera seu produto como uma possível solução, por isso, essa página costuma ser de uma conta trial, avaliações, promoções etc.
Nas redes sociais pode ser um vídeo ou post falando sobre como aquilo é indispensável na vida das pessoas. Isso porque elas já sabem o que o negócio vende, mas não como isso pode mudar seu dia ou até mesmo a sua vida.
Já as ofertas indiretas se caracterizam por ações que levam as pessoas a conhecer sua marca, como materiais ricos, e-books, kit, planilhas e outros conteúdos gratuitos e valiosos. Nesse caso, o indivíduo ainda não sabe o que necessita, mas a empresa sim.
Para captar os leads nos canais, basta publicar um link para que os visitantes acessem e informem os seus dados. Aqui, é essencial mostrar os benefícios de saber mais sobre o tema, para que não pensem muito quando entrarem no formulário para preencher os seus dados.
Qual a próxima etapa na geração de leads?
Na próxima etapa do funil, o visitante acessará o seu site, com poucos elementos e focado na ação. No geral, esse espaço possui um formulário de preenchimento de dados em troca de algo, podendo ser uma oferta para algo físico ou digital.
Desse modo, existem dois tipos de landing page: de vendas e de relacionamentos. A primeira, como o próprio nome sugere, leva o indivíduo para comprar algo com algum desconto, por exemplo. Já na segunda, o lead fornece suas informações de contato em troca de algum material gratuito para aprender mais.
Para escolher entre ambas as opções, depende do valor do produto e o grau de relacionamento para vender. Ou seja, se uma pessoa ainda não conhece as soluções do negócio, precisa ser aquecida antes de receber possíveis promoções.
O que fazer depois de gerar um lead?
De nada adianta gerar leads e não os nutrir posteriormente. Para quem precisa instigar e estreitar o relacionamento com os clientes para vender, é necessário seguir alguns passos.
Assim que o indivíduo entrar para sua base, envie uma mensagem de agradecimento e entregue o que prometeu. Em outro momento, diga que notou o interesse no assunto e envie uma sugestão de leitura. Na terceira comunicação, dê uma dica relacionada ao seu produto ou serviço. Por fim, mostre a sua solução final e como isso pode ser importante para a pessoa.
No entanto, para quem conseguiu fazer as vendas na landing page, também pode usar o mesmo formato para estabelecer um vínculo com os consumidores e, ao longo do tempo, mandar outras ofertas similares a primeira compra.
A estratégia de geração de leads nas redes sociais é certamente uma das mais eficientes no cenário atual para que a empresa consiga obter sucesso no Marketing. Os seguidores de uma fanpage são superficiais, mas ao seguir nossas dicas, você pode converter eles em clientes e obter retornos significativos. Vale a pena apostar nesse processo!
Que tal aprimorar o aumento dos seus leads se aprofundando sobre funil de vendas? Saiba como criar um para produtos digitais e conheça mais sobre a jornada do comprador.