Você já investe em hashtags em outras redes sociais? Já pensou em aproveitar o potencial delas no YouTube? Saiba que é possível fazer isso e ganhar mais um aliado em suas estratégias de marketing.
Embora seja vantajosa, a funcionalidade é recente para muitos usuários e pode trazer confusão quanto ao seu uso. Afinal, utilizar nos vídeos ou não? Por isso, preparamos este artigo explicando como funcionam, se vale a pena aplicá-las e, claro, dar dicas valiosas para você não errar com essa tática. Confira na sequência!
Como funcionam as hashtags no YouTube?
O YouTube se adaptou as hashtags, assim como outras redes sociais já haviam feito, como Instagram, Facebook, Twitter, Pinterest etc. Agora, é possível acessar um vídeo clicando diretamente sobre o recurso.
As hashtags podem aparecer de duas formas: acima do título e na descrição do vídeo. Elas ficam destacadas em azul e são clicáveis, direcionando os usuários para uma sequência do mesmo conteúdo.
Afinal, usar ou não as hashtags no YouTube?
Para as marcas, as hashtags significam ampliar o alcance orgânico dos seus vídeos, desde que usadas de forma estratégica. Afinal, a plataforma prioriza aqueles com mais relevância e menor tempo de postagens.
Assim, o seu uso é muito relevante para as publicações, pois aumentam as chances de ter o conteúdo encontrado pelos usuários que se interessam pelo assunto em questão, já que estão pesquisando por ele.
Quando se trata de um tema específico, como acontece nas empresas, é uma maneira de aparecer entre os resultados de busca dos internautas, a tornando reconhecida no mercado.
Por esses motivos, vale a pena utilizar esse recurso em seu marketing. No entanto, tenha cuidado para não fazer mau uso e prejudicar sua imagem ou planejamento, pois tudo que é feito sem uma base pode trazer efeitos contrários do esperado.
Quais são as boas práticas para usar hashtags na mídia?
Mais do que entender o funcionamento e se é válida a ideia de aproveitar a funcionalidade no seu negócio, você precisa saber como fazer isso, sem erros. Para ajudar nisso, listamos algumas boas práticas a seguir.
Cuidado com a quantidade
Já ouviu falar que qualidade é melhor que quantidade? Se você focar em usar as hashtags mais relevantes para o seu vídeo, sua segmentação será melhor e encontrará o público certo do seu conteúdo. Por isso, o ideal é aplicar 3 termos e não ultrapassar 15 por publicação.
Descubra as mais buscadas
Entender o que sua audiência procura é essencial para otimizar o seu potencial de alcance apenas com as palavras-chave mais procuradas. A boa performance depende da descoberta das melhores hashtags e isso pode ser feito através de ferramentas como Top-HashTags.com e hashtagify.me.
Respeite as diretrizes do YouTube
Respeitar o que diz a plataforma é importante para que seu post não seja excluído. Dentre os pontos que é preciso ficar atento quanto às exigências, destacam-se:
- não use espaços entre as palavras;
- não use termos fora de contexto;
- não repita frases da descrição;
- não use o recurso para promover conteúdo sexual, que incite assédio ou seja vulgar.
Entendeu se deve ou não usar as hashtags no YouTube? Elas podem ser inseridas em seu conteúdo para trazer diversos benefícios e, com certeza, é ótima para aprimorar o seu planejamento de marketing. Agora, é só adicionar as melhores em seus vídeos!
Aprenda mais sobre estratégias na plataforma: aprenda como criar roteiros para vídeos e lives.