O Instagram deixou de ser apenas um aplicativo de entretenimento há muito tempo e se tornou uma verdadeira ferramenta de vendas. À medida que a plataforma ganhou mais funcionalidades, também conquistou espaço nas estratégias online das marcas e profissionais.
Agora, a rede social já possui 1,5 bilhões de usuários ativos mensalmente, o que significa muitos clientes potenciais para serem atingidos, se a empresa souber como se posicionar. Mas como fazer isso de maneira certa e estratégica?
Neste post, falarei em como ter um Instagram para negócios com um perfil que vende por meio de otimizações básicas e eficientes. Ficou curioso? Então confira todas as dicas a seguir e coloque-as em prática para obter bons resultados!
Preste atenção na imagem
As imagens dizem muito sobre um negócio. A foto de perfil, por exemplo, deve passar a personalidade da marca para que os usuários a identifiquem. Isso pode ser feito por meio da logotipo otimizada, para aparecer em miniatura no feed de notícias, ou com fotos da equipe ou profissional que atende, dependendo do nicho.
Além disso, as imagens publicadas em atualizações devem ser de qualidade e, se possível, originais. Isso sem mencionar que devem ser atraentes o suficiente para que os usuários parem de rolar a tela e leiam o texto.
Otimize a descrição na biografia
A biografia do Instagram é um espaço para apresentar o negócio em 150 caracteres às pessoas que ainda não o conhecem. Nesse caso, é preciso ser bastante objetivo e claro sobre o que você vende e o quão importante é.
Digamos que você seja uma empresa que desenvolva embalagens plásticas. Para melhorar o perfil, use expressões como “Criamos soluções em forma de plásticos”, adicione outras informações, coloque emojis, quebra de página etc. Com isso, é dito diretamente o que faz e no que pode ser útil.
Aproveite os destaques
Os stories são uma grande tendência nos últimos tempos e por isso tem um alto poder de visualizações e engajamento. No entanto, as histórias ficam no ar apenas por 24 horas, por focar apenas em assuntos do momento.
Para driblar isso, existe a função de destaques, que permite salvar um storie em pequenos conjuntos para que possa ser visto posteriormente por quem acessar o seu perfil, independentemente do tempo.
Uma sugestão para usar esse recurso a seu favor é criar pequenas coleções de acordo com temas. Seguindo nosso exemplo da empresa de sacolas plásticas, podem ser adicionados alguns álbuns de “Contato”, “Orçamento”, “Materiais grátis”, “Produtos” etc.
Foque nas postagens
O conteúdo publicado é responsável por vender os seus produtos, mesmo que indiretamente, por meio da educação. Comece a publicar assuntos relevantes para o seu nicho, criando uma boa experiência para os usuários que terão acesso a publicações diferentes e valiosas.
Para saber o que a sua audiência quer aprender, use os stories para perguntar em enquetes, ou procure no Google Trends os temas mais pesquisados pelo público. Também existem outras ferramentas para essa finalidade, como o BuzzSumo.
Lembre-se da chamada para ação
O Instagram permite que seja adicionada uma chamada para ação por meio do link na biografia. Esse é o único lugar no qual pode ser adicionada uma URL, além dos stories, portanto direcione o usuário para o seu site, WhatsApp ou outro ambiente propício para vendas.
O Instagram é uma ferramenta para negócios e ter um perfil que vende é primordial para as organizações que querem crescer. Com essas dicas, você já está pronto para ter a sua conta profissional e converter muito.
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