Marketing tradicional x Marketing digital – Entenda a diferença
O marketing tradicional e o marketing digital são distintos, mas acabam se completando. Entenda a diferença entre os dois e tenha retorno em suas campanhas.
A importância de saber qual a real diferença entre o marketing tradicional e o marketing digital é que você poderá usufruir melhor de tudo o que eles têm a oferecer.
No geral, o marketing é usado tanto para buscar novos clientes quanto para manter os antigos ativos e assíduos.
Esses objetivos são alcançados por meio de muito planejamento, realização de tarefas e tudo o que venha a atender as necessidades dos clientes.
O marketing tradicional quando utilizado em conjunto com o marketing digital dá possibilidade às pessoas de se expressarem melhor emitindo suas opiniões.
No marketing digital o empreendedor utiliza as opiniões que os consumidores dão sobre seu produto ou serviço para coletar informações que permitirão corrigir possíveis falhas e também melhorar o que está sendo oferecido.
O marketing digital chegou para atuar onde o marketing tradicional não conseguiu promover ações mais decisivas, mas isso não significa que o tradicional tenha que ser deixado de lado.
Afinal, grande parte das estratégias do marketing tradicional é extremamente eficiente.
Marketing tradicional X Marketing digital
Para falar sobre marketing digital é preciso falar também sobre o Web marketing que faz parte do mesmo.
O Web marketing está diretamente ligado à internet, à TV digital, celulares, tabletes, celulares etc.
Muita gente acredita que o marketing digital surgiu como uma evolução do marketing tradicional.
No entanto, uma corrente de estudiosos acredita que o marketing digital é, na verdade, mais uma ferramenta que deve agregar valor às campanhas quando utilizado em conjunto com o marketing tradicional.
O marketing digital tem o poder de levar o consumidor até o produto, acompanhando-o em toda a trajetória. Esse é um dos principais diferenciais entre esses dois tipos de marketing.
Confira alguns benefícios do marketing digital
- O marketing digital promove maior interatividade entre os consumidores e os produtos, mantendo uma imagem publicitária ativa onde as pessoas podem tanto elogiar quanto direcionar críticas à marca ou produto.
- Disponibiliza um ambiente onde as opiniões ocorrem em grande escala, muitas vezes eliminando a necessidade de pesquisas com formulários.
- Atua na redução de custos e transforma o processo de venda dos serviços e produtos em ações rápidas e práticas.
- Facilita a compra e o recebimento dos produtos.
- Facilita a aquisição de informações sobre os produtos e serviços.
O marketing digital não só pode como deve ser utilizado por todos os tipos de segmentos empresariais.
Segundo Kotler, considerado o pai do marketing, o marketing digital pode levar qualquer empresa a alcançar o mercado mundial.
Uma pequena loja de sapatos em uma cidadezinha pequena pode se transformar em uma grande exportadora para diversos países.
O marketing eletrônico é uma alternativa espetacular para os empreendedores, já que oferece ótimo custo benefício e resultados sensíveis.
Estratégias de marketing tradicional
As estratégias presentes no marketing tradicional promovem comunicação direta, relação segmentada, propaganda, publicidade, branding e pesquisa de mercado.
O marketing tradicional leva os clientes ao ambiente físico (lojas, restaurantes etc.).
Isso porque os produtos e serviços em questão estão localizados nas prateleiras e vitrines à espera da chegada dos clientes.
Conheça as principais diferenças entre o marketing tradicional e o marketing digital
#1. Estrutura
Com o surgimento da internet e todas as facilidades que a mesma nos oferece ocorreram mudanças significativas no processo de comunicação.
Os canais usados para anúncios deixaram de ter direcionamento único e atualmente temos a opção dos blogs, sites e páginas em redes sociais.
Essas mudanças causaram um grande impacto no mundo do marketing.
No marketing tradicional, a empresa é que tem a responsabilidade de realizar as campanhas publicitárias e depois aguarda a resposta dos seus consumidores.
No marketing digital não há um cronograma tão estático de propaganda. Ela acontece constantemente e o mais vantajoso é que as respostas costumam chegar com mais rapidez e transparência.
Hoje, mesmo que o empreendedor opte por fazer um marketing tradicional, seguramente, as pessoas usarão o meio digital para fazer críticas ou elogios ao atendimento que obteve ou mesmo ao produto que comprou.
Os dois estão sempre se relacionando. A diferença é que a versão digital possui estrutura mais maleável.
#2. Comunicação
A comunicação no marketing tradicional é mais limitada e o contato se dá no ato da compra.
Com as ferramentas digitais é possível estreitar e aumentar a comunicação entre cliente e empresa.
Quanto maior e melhor for essa comunicação, melhor o relacionamento da empresa com seu mercado.
Entretanto, é importante continuar utilizando a comunicação proposta pelo marketing tradicional quando o cliente procura o estabelecimento.
#3. Cronograma de estratégias
O planejamento ainda é a palavra chave, não importa o tipo de marketing utilizado.
A diferença é que no caso do marketing tradicional as campanhas são organizadas para cobrir um tempo determinado e depois aguarda-se o resultado.
Em se tratando do marketing digital, esse planejamento é realizado de maneira mais dinâmica e pode ser constante, apenas corrigindo possíveis falhas e acrescentando ou retirando algumas ações.
Quanto ao investimento nessas ações, os mesmos existem em ambos, mas todo o plano pode ser colocado em prática mais rapidamente nos anúncios digitais e os custos costumam ser menores.
#4. Horário de trabalho
Os horários de trabalho são totalmente diferentes. Uma agência pode criar campanhas de marketing digital que funcionam 24 horas por dia.
No caso do marketing tradicional, isso nem sempre é possível. Se você investir em publicidade colocando um anúncio na TV, por exemplo, terá que escolher os melhores horários ou aqueles que caibam em seu orçamento.
No caso de fazer uma propaganda no Facebook, a mesma pode ficar funcionando o dia inteiro, durante dias e os resultados vão aparecendo imediatamente.
A Butiá Digital te oferece tudo o que há de melhor no que se refere a marketing tradicional e digital.
Lá você vai encontrar serviço de marketing digital, Inbound Marketing, divulgação nas redes sociais e publicidade.
Só no ano de 2015 foram 29 milhões faturados por 30 empresas agenciadas pela Butiá Digital.
Hoje, este número quase que triplicou, com menos clientes. Nossa nova estratégia veio de encontro a ter menos clientes com o foco voltado para solucionar os maiores problemas de comunicação e vendas e com isso o aumento dos resultados foram extraordinários.
Se você deseja obter os melhores resultados para sua empresa, invista em marketing, marketing digital e marketing tradicional.