Desde que Mark Zuckerberg anunciou a mudança de nome da marca Facebook para Meta, o conceito metaverso se tornou amplamente conhecido e promete trazer mudanças para diversos segmentos.
O metaverso para corretores de imóveis é uma oportunidade para sair à frente no mercado e oferecer diferenciais para o seu público, facilitando a venda ou ainda expandindo o seu catálogo de opções para aluguéis ou venda.
Quer saber mais sobre o assunto? Preparamos este artigo para você ficar por dentro dessa novidade e faturar ainda mais nos próximos anos com essa tecnologia que veio para ficar. Conheça a seguir!
O que é o metaverso?
Basicamente, trata-se de um ambiente virtual e compartilhado com várias pessoas que possuem seus avatares e podem viver, comprar e realizar outras ações, assim como no mundo real. No entanto, são necessárias tecnologias como realidade aumentada e virtual para acontecer.
O metaverso não é uma ideia de agora. Algumas tentativas de criação de um universo virtual já foram feitas no começo dos anos 2000, com a criação do Second Life, por exemplo. Contudo, alguns desafios impediram – e ainda impedem – que essa novidade se popularizasse.
O mercado imobiliário já está no metaverso?
Pode parecer estranho, mas já há espaços conhecidos e disponíveis para construção de casas e negócios. Os terrenos virtuais são basicamente os lotes existentes em plataformas que já lidam com o metaverso, como a Decentraland (MANA) e o The Sandbox (SAND).
Na prática, os pedaços de solo virtual são organizados em forma de mapas digitais divididos em lotes, com quarteirões, esquinas etc, algo bem parecido com uma cidade física. Mesmo não sendo palpáveis, esses terrenos custam dinheiro (criptomoedas), têm registros no nome do dono e podem valorizar com o tempo.
Como é o metaverso para corretores de imóveis?
O interesse pelo metaverso, especialmente em adquirir um imóvel por lá, aumentou significativamente. A prova é a compra de lotes avaliados em mais de 100 milhões de dólares, e esse número tende a crescer ainda mais conforme os investimentos são concretizados.
Embora a ideia de ter um imóvel virtual possa ser estranha à princípio, os usuários já começaram a investir, inclusive, em acessórios e móveis para suas casas, ainda que sejam digitais.
Nesse cenário, com um futuro tecnológico, os corretores de imóveis podem aproveitar a oportunidade para criar seus próprios avatares e venderem espaços nesses ambientes.
Ainda, há outras possibilidades de atuação, como:
- Aluguel de sala de reuniões: as pessoas se encontram em um espaço virtual, e podem interagir como se estivessem em uma sala no mundo real. Alugá-los pode ser uma boa oportunidade.
- Hologramas 3D: pode ser revolucionário para a pré-venda de imóveis. Um holograma permitirá que o cliente veja todos os detalhes do imóvel de maneira muito mais real do que em um desenho. Essa experiência pode ajudar na divulgação, tornando a venda mais fácil.
Estamos vivendo em um mundo hibrido. O metaverso para corretores de imóveis trará diversas aplicações para explorar isso, basta escolher a melhor para o seu negócio ou combiná-las para ter ainda mais lucros.
Adquira o livro “Metaverso: o futuro da Internet” e saiba mais sobre o impacto dessa tendência em todos os segmentos e negócios.
Assista ao vídeo abaixo de um resumo para o evento METAVERSO PARA NEGÓCIOS: