Metaverso para indústrias: o que significa um dos conceitos mais falados nos últimos tempos? Ele entrou na pauta do debate sobre tecnologias, até mesmo para o setor industrial.
Assim como outros segmentos poderão aproveitar essa tendência, as indústrias também se beneficiarão com a sua aplicação. Como resultado, desde o treinamento de funcionários até a execução na produção dos produtos serão impactados.
Neste artigo, você confere o que é esse termo, quais são suas vantagens para esse mercado e como implementar futuramente com base no que está sendo feito hoje por algumas companhias. Confira!
Aprenda o conceito do metaverso
Basicamente, o seu conceito gira em torno de um ambiente virtual que simula o mundo real. Em outras palavras, é acessado através dos nossos aparelhos tecnológicos mais comuns, como celulares, computadores, óculos VR, entre outros que até poderão ser desenvolvidos futuramente.
O usuário pode interagir por meio de avatares personalizáveis, assim como consumir e efetuar outras ações, como trabalhar, fazer atividades físicas, assistir a um filme ou uma palestra etc.
Veja os exemplos de empresas
Todos os mercados podem aproveitar essa tecnologia, principalmente as indústrias. De olho nessa oportunidade, o metaverso já está sendo aplicado por diversas empresas pelo mundo a fora, como: Microsoft, Boeing, Unilever entre outras.
Por exemplo, as marcas Siemens Energy e Ericsson utilizam uma plataforma específica para operar as usinas de energia. Elas fazem manutenções e preveem possíveis problemas antes mesmo de eles acontecerem.
A Boeing também usa o mesmo tipo de ferramenta para a construção de motores virtuais. Eles são replicados posteriormente e não demandam materiais físicos, economizando recursos. Sem mencionar que são mais fáceis de controlar em comparação com o que é feito no mundo real.
Conheça os benefícios para a indústria
O metaverso para indústrias as permitem ter tecnologia de ponta. Alguns benefícios trazidos por essa tendência, e que elevará para um novo patamar de qualidade, segurança e produtividade, são:
- monitoramento e análise de dados de máquinas e equipamentos;
- maior economia nas operações;
- redução dos riscos de acidentes de trabalho;
- correção rápida de falhas em equipamentos;
- testes e simulações realizados com mais segurança;
- otimização da produtividade.
Entenda o metaverso para indústrias
O metaverso não é apenas entreter os usuários. Seu papel também gera grandes benefícios para as indústrias, como no caso da criação do Digital Twin (Gêmeo Digital).
Essa é uma tecnologia de simulação para saber sobre a linha de produção com precisão. Ela garante melhor aproveitamento dos ativos, manutenção preditiva de máquinas e equipamentos e redução de riscos de acidente de trabalho.
Outra grande ideia é a possibilidade de diferentes áreas e especialidades trabalharem remotamente em um mesmo ambiente virtual. Isso permite que diversas equipes de todo o mundo trabalhem juntos e de forma remota nos projetos, usando as ferramentas certas.
Ainda, pode servir como forma de treinamentos para os colaboradores. Com uma aprendizagem mais imersiva, a absorção de conhecimento será mais rápida e eficaz em comparação apenas com a teoria.
Como podemos perceber, o metaverso para indústrias é o agora e o futuro. É preciso estar atendo a essa tendência e buscar soluções para promovê-la em sua empresa e aproveitar todas as suas vantagens.
Adquira o livro “Metaverso: o futuro da Internet” e saiba mais sobre o impacto dessa tendência em todos os segmentos e negócios.