Quando falamos em tecnologia, o metaverso é o tema do momento. Atingindo todos os mercados, esse novo conceito promete mudar a forma como nos relacionamos e consumimos.

O metaverso para o mundo da moda não é diferente. Esse novo ambiente digital que permite interagir, trabalhar, socializar, namorar, jogar e conhecer novas pessoas, tudo isso sem sair de casa, também afetará a forma como nos vestimos.

Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura deste artigo. Abaixo, falaremos sobre esse impacto, quais marcas já aderiram à tecnologia e como aplicá-la no seu negócio. Boa leitura!

Metaverso para o mundo da moda

O metaverso possui um inegável potencial de alcance. A sua popularização é grande desde que veio à tona o conceito no mercado ano passado, devido ao anúncio do Facebook Inc. referente a mudança do seu nome para Meta, em alusão ao termo.

Para ter ideia, esse novo espaço influenciou até a semana de moda tradicional. Na London Fashion Week de 2022, a Auroboros, estreou uma linha de prêt-à-porter puramente digital.

Além disso, houve a primeira edição da Metaverse Fashion Week, em março de 2022, reunindo virtualmente cerca de 108 mil pessoas. Elas participaram através da Decentraland, plataforma pioneira entre os usuários com interação em blockchain.

Marcas famosas no metaverso

As marcas famosas já enxergam o metaverso como oportunidade para lançar e divulgar seus produtos por lá. Aproveitando essa onda de expectativas sobre o assunto, as empresas já possuem até coleções de roupas e outros produtos. Algumas delas são:

  • Zara: a grife espanhola anunciou em dezembro de 2021 a produção de roupas para avatares usarem no metaverso e também no mundo físico.
  • Renner: possui uma loja virtual no jogo Fortnite e promete ser fidedigno às lojas físicas. Em conjunto, nos estabelecimentos os clientes podem acessar QR Codes que direcionarão os jogadores para a loja as seções feminino, masculino e infantil.
  • Gucci: vendeu a versão digital da bolsa Dionysus na plataforma do jogo Roblox no valor de US$4.115, preço maior do que a versão física do produto.
  • Balmain: lançou uma coleção de NFTs em parceria com a Barbie.
  • Balenciaga: tem a proposta de vender quatro itens de sua coleção para servir de skins e acessórios dos avatares dos jogadores do Fortnite.
  • Dolce & Gabbana: com o marketplace de luxo UNXD, leiloou uma coleção de nove peças NFT.

Assista ao vídeo sobre o mundo da moda internacional no metaverso.

A oportunidade para crescer

O metaverso é uma tendência que veio para ficar, por isso, é provável que a moda vá além dos tecidos e explore o conceito de overdelivery. Como resultado, pode ser produzida em pixels com valores mais acessíveis para os usuários continuarem vestindo o que gostam, mesmo no ambiente virtual.

É uma grande oportunidade de crescimento para todos. No entanto, à medida que esse espaço emerge e é explorado, as empresas descobrem o que funciona ou não, o que o público espera e quais são as necessidades que precisam ser atendidas.

De certa forma, é uma possibilidade para entregar experiências completamente diferentes ao consumidor. Assim, abre um novo horizonte para os negócios, como:

  • criar NFTs de peças exclusivas;
  • vender skins para os avatares;
  • ter seu espaço próprio para os clientes experimentarem as roupas no digital, principalmente se for um e-commerce;
  • permitir a personalização das peças e entregá-las também no mundo real.

Assista ao vídeo sobre Metaverso para o mundo da moda.

Enfim, o metaverso para o mundo da moda depende da sua criatividade e disposição para fazer acontecer. Essa é mais uma forma de crescer no mercado e se destacar dos concorrentes, basta pesquisar, planejar e executar.

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