METAVERSO

Nova fase do varejo: metaverso

By Juliana Serafim

February 05, 2023

Ao contrário do que temos hoje com o e-commerce e os pontos físicos, a nova fase do varejo no metaverso se refere ao uso de mundos virtuais para vender produtos e oferecer experiências de compra aos consumidores.

Isso pode incluir a criação de lojas virtuais em jogos ou mundos virtuais, ou ainda, a utilização de ferramentas de RA ou VR para permitir que as pessoas experimentem produtos em um ambiente digital antes de comprá-los. 

Essa tendência tem crescido e alguns varejistas já estão explorando, mas ainda é cedo para saber como ela se desenvolverá no futuro. No entanto, confira como está essas mudanças hoje em dia!

O que é o metaverso no varejo?

O metaverso no varejo é uma representação virtual de lojas e centros comerciais que permite aos clientes explorar e comprar produtos de forma imersiva. É basicamente um e-commerce, mas com um grande diferencial: a interação do consumidor com os elementos.

Ele pode ser acessado através de dispositivos de realidade virtual ou aumentada e permite que os usuários experimentem produtos em um ambiente tridimensional, como se estivessem em uma loja física. 

Além disso, o metaverso no varejo também pode incluir recursos de inteligência artificial, como assistentes virtuais, para ajudar os clientes a encontrar os produtos que estão procurando. Ou seja, vendedores podem ter avatares para auxiliar na jornada de compra em tempo real, assim como em pontos de venda.

Quais marcas do varejo estão no metaverso?

Atualmente, algumas marcas de varejo estão experimentando o uso do Metaverso para aumentar sua presença digital, melhorar a experiência do cliente e aumentar as suas vendas. Algumas dessas marcas incluem as citadas abaixo.

IKEA

A IKEA lançou uma versão virtual de sua loja no aplicativo de realidade virtual VRChat, onde os usuários podem navegar pelos quartos montados e ver como os móveis se encaixam em suas próprias casas. Também tem uma presença no Second Life, onde os clientes podem criar e decorar seus próprios quartos virtuais usando móveis da marca.

Sephora

A Sephora lançou uma loja virtual no aplicativo de realidade aumentada Snapchat, onde os usuários podem ver como os produtos de beleza se parecem em seus rostos e comprá-los diretamente no aplicativo.

Ralph Lauren

A Ralph Lauren lançou um showroom virtual no Second Life, aonde os usuários podem ver e comprar roupas e acessórios da marca.

Adidas

A Adidas lançou uma loja virtual no aplicativo de realidade virtual Oculus Venues, onde os usuários podem navegar pelos produtos e comprá-los diretamente no aplicativo.

Nike

Uma das maiores marcas do mundo, a Nike, lançou um aplicativo chamado “Nike+ Kinect Training” para Xbox 360, que permite que os usuários criem seus próprios avatares e participem de treinamentos virtuais com os avatares de atletas famosos.

Como você pode usar o metaverso no varejo?

Existem várias estratégias de varejo no metaverso. Essa será a nova fase do setor e, nesse novo cenário, é indispensável saber quais ações você pode explorar, como:

Os lojistas terão que se acostumar e adentrar a nova fase do varejo, que corresponde ao Metaverso. As marcas ainda estão dando os primeiros passos, mas é muito importante iniciar agora também, para quando o público em massa estiver presente por lá, a sua loja esteja junto para recebê-los.

Quer saber como fazer isso? Conheça o Butiaverso e aprenda na prática dicas de como adotar essa nova realidade!