Se você é um usuário ativo no Instagram, deve ter percebido uma novidade no aplicativo. Trata-se da nova integração com o Messenger, para unificar todas as mídias do Grupo Facebook em um único mensageiro, com objetivo de proteção às informações.
Alguns indivíduos já começaram a receber um aviso de que poderiam conversar com amigos que usam o Facebook, bastava substituir o símbolo padrão — o avião — pelo do Messenger. No entanto, por enquanto, esse modo é opcional, podendo escolher se prefere agora ou mais tarde.
O update trará outros aspectos que facilitarão a vida de quem usa esse espaço social. Quer descobrir como? Então, continue a leitura e descubra mais sobre essa unificação!
O que é a nova integração do Instagram com o Messenger?
A atualização do Instagram em agosto, trouxe consigo a associação da plataforma com o Messenger. Basicamente, funciona como o Facebook e o Messenger, no qual é necessário o download do segundo canal para conversar com os amigos conectados na primeira mídia.
Por que haverá a integração entre Instagram e Messenger?
Desde janeiro de 2019, Mark Zuckerberg confirmou a mudança na privacidade e segurança com relação às trocas de mensagens dos seus aplicativos. Assim como o WhatsApp, que já possui recursos tecnológicos para proteção das conversas, os demais canais receberão criptografia de ponta a ponta. Desse modo, a integração entre Instagram e Messenger tem como objetivo assegurar que os conteúdos não sejam vazados.
Essa também é uma maneira de o Grupo Facebook unir todas suas forças para competir diretamente com o iMessage, aplicativo da Apple, e as mídias do Google. Isso significa que essa estratégia vai além da experiência do usuário, pensando também na necessidade de proteger as pessoas e se posicionar melhor no mercado.
O que mudará com essa atualização?
Além de um espaço mais privado, as mensagens ficarão disponíveis por um tempo menor, expirando automaticamente ou as apagando em um limite de 1 mês ou 1 ano. Essa ação ainda é uma proposta e não há informações claras sobre o assunto.
Aparentemente, o design das conversas também muda, indo do azul para o roxo ou outras cores, por exemplo. Ainda, até agora o usuário pode reagir aos diálogos individualmente apenas com um coração, mas com o update é possível dar “amei”, “haha”, “uau”, “grr” e “like”, como no Facebook.
A unificação prevê funções iguais para todas as plataformas. Ou seja, as mesmas funcionalidades do WhatsApp e do Messenger deverão chegar ao Direct do Instagram, como as respostas rápidas e individuais. Isso porque o usuário pode enviar e receber mensagens de qualquer um dos chats das 3 plataformas (WhatsApp, Messenger e Direct), sem ter cadastro ativo em todas.
A nova integração do Instagram com o Messenger promete mudar a forma como nos comunicamos, pois, a ideia central dessa estratégia é colocar em um único espaço todos os usuários que utilizam as plataformas do Facebook. Assim, pode ser bom para quem tem um perfil em todas as mídias, mas para quem é fã apenas do Instagram, pode ser desinteressante.