Para quem não conhece o IGTV…

 

O IGTV surgiu em 2018 como uma proposta de ferramenta do Instagram para quem quisesse publicar vídeos mais longos na rede social. Exclusiva para vídeos, a funcionalidade permite o compartilhamento de vídeos de até 60 minutos, que podem ser publicados em alta qualidade e tanto na vertical quanto na horizontal.

 

O objetivo, a princípio, era possibilitar que criadores de conteúdo pudessem publicar seus vídeos também no Instagram, de forma que estes se aproximassem mais do seu público-alvo, enquanto o Instagram se popularizaria ainda mais.

 

No entanto, o que deveria representar uma nova era para o vídeo em redes sociais, não surtiu o efeito esperado. A ferramenta não caiu tanto no gosto do público, e agora está perdendo ainda mais espaço com o surgimento e a expressiva popularização de aplicativos como o Tik Tok, um dos mais baixados em 2019.

 

A ferramenta não deu muito certo

 

Mas o mundo virtual não se abala tão facilmente com decepções desse tipo. Muito pelo contrário, está sempre testando novas funcionalidades, se reinventando e se adaptando conforme a recepção e as mudanças de comportamento e interesse dos usuários.

 

Por isso, o Instagram já ajustou suas expectativas quanto ao IGTV. Um porta-voz do Facebook recentemente confirmou a remoção do ícone do IGTV da interface principal do Instagram. Segundo ele, pouquíssimas pessoas estavam usando o botão, já que em vez dele preferem assistir aos vídeos através do seu feed, do canal IGTV no menu Explore, diretamente do perfil de criadores de conteúdo, ou do aplicativo autônomo da ferramenta.

 

E essa não é a única mudança no IGTV que o Instagram fez na tentativa de melhorar a receptividade do público em relação a ele. Um exemplo é ter finalmente permitido a publicação de vídeos horizontais, em vez de insistir em apenas verticais; outro é ter recentemente habilitado a opção de postar vídeos do IGTV diretamente através do aplicativo padrão.

 

Essa, no entanto, deve ser uma das mudanças mais significativas até o momento, já que está eliminando o acesso mais conveniente à funcionalidade. Isso nos leva a questionar o futuro dessa forma específica de publicação de vídeos longos na plataforma, se é que ainda insistirão em manter alguma.

 

Por que as pessoas não estão usando o IGTV

 

O porta-voz do Facebook, ao anunciar a mudança, não ofereceu um motivo para o pouco uso do botão. Mas a explicação pode estar simplesmente na forma como as pessoas usam o Instagram.

 

Por ser uma rede social, as pessoas a utilizam principalmente para se manter atualizadas sobre a vida dos amigos e para compartilhar fragmentos do seu próprio cotidiano. Elas não estão lá necessariamente para assistir a um vídeo profissional de mais de cinco minutos que provavelmente poderiam acessar no YouTube. Somando a isso as poucas opções de ganhos financeiros por parte dos criadores de conteúdo que a plataforma esperava atrair, não sobram muitas razões para as pessoas se interessarem em usar o IGTV, sobretudo quando a opção usual de vídeos mais curtos já lhes serve.

 

Fontes: TecMundo e Olhar Digital