Ei você que acordou agora para o ano, pós-carnaval, descanso merecido, vida tranquila em plena época de verão!

Percebeu que tudo conspira a favor da inércia antes que o ano comece a ‘bombar’ nos negócios, não é mesmo?
Sim, é mesmo, pensa você!

É aí que está o X da questão meu amigo, Errado! O ano já se inicia antes mesmo de acabar, como diriam os grandes estrategistas e planejadores de ações.

Não estou dizendo que ninguém possa tirar uns dias para revigorar sua mente, descansar o corpo e recuperar suas energias, mas sim, estou apenas trazendo aqui neste texto, a dura realidade de quem ainda não conquistou seu espaço e quem já se destaca no mercado.

São momentos de administração desta variável chamada tempo que constroem legados e criam inspiração para quem quer fazer a diferença por si mesmo no mundo do empreendedorismo.

O consumo de energia e aprendizado está diretamente ligado aos empreendedores, mas uma boa parte deles precisa ter em sua essência essa percepção, caso contrário, serão lançados como mais um número estatístico que não progrediu em sua investida.

Quando falamos em administração, além da ocupação propriamente dita, ela volta-se para o ato constante de lidar com o futuro, sendo melhor ainda intitulada por um editor americano como, ‘’um exercício instintivo de previsão’’.

Administrar sem planejar torna sua vida um tanto acelerada em busca do tempo que você perdeu acomodado em determinado período de sua rotina. Lembre-se sempre que, começar um negócio pode parecer ser fácil, mas a sobrevivência diante de um mundo cada vez mais competitivo, faz com que empreender seja uma luta desbravadora dia após dia.

Neste momento, percebemos que o gene empreendedor precisa estar alinhado com os diversos meios que compõem a vida de um negócio. O planejamento estratégico, a organização dos processos, a metodologia de trabalho, a disponibilidade de recursos, a formação da equipe, etc, são apenas alguns dos itens primordiais para quem ousa embarcar na aventura do empreendedorismo.

Peço permissão para voltar alguns parágrafos e bater forte em duas características que precisam estar calcificadas na mente de quem tem um negócio. Energia e aprendizado.

Estar com sua ‘stamina’ em alta proporciona rendimento de larga escala em busca de conhecimento para que seu desempenho esteja à altura da evolução que você traça para seu negócio.


Energia inspira motivação, e motivação demanda energia, então, se caso nenhuma das duas fizer parte de sua essência, sinto, empreender não cabe para você. Mas caso sua sede por querer estar sempre em busca de conhecimento, vasculhar tendências, ousar e correr riscos e não sentir medo de fazer diferente, seja muito bem-vindo ao mundo do empreendedorismo.

Uma informação da Gartner, assusta quem não estiver a fim de sair da sua caixa, onde estima-se que quase 2 milhões de empregos podem estar deixando de existir nesta nova era do mundo digital, mas quase 2,5 milhões estariam sendo criados no mesmo tempo. E isso não é daqui a 3 ou 5 anos, e sim, já, neste atual momento da humanidade.

Atente também para o fato de que as automações de tecnologias já estão afetando mais de 50% da economia mundial, e se você não quiser fazer parte da estatística que já acende o alerta para o mundo dos negócios, saiba que ainda existem caminhos para que vocês não sejam engolidos pelo futuro.

Sem estender além, peço desculpas se a carga de informação descarregada tenha atingido de alguma forma impiedosa a sua leitura, mas o fato é que, dentro de uma história empreendedora de quase uma década, e em plena era digital, tento ao máximo contribuir para que sua história possa ser lembrada como uma das que inspiram mais e mais empreendedores.

Nos vemos na próxima leitura.

Forte abraço.